X

Valor da aposentadoria pelo INSS pode melhorar?

Fotografia www.mixvale.com.br

Se você está próximo de solicitar sua tão esperada aposentadoria e deseja receber um benefício mais substancial todos os meses, este guia é para você.

A equipe da Ingrácio Advocacia preparou 7 dicas valiosas para ajudá-lo a conquistar um benefício digno e garantir uma aposentadoria tranquila.

Identifique Todos os Tipos de Trabalho Realizados na Sua Vida

Nem todos os períodos de trabalho estão registrados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), mas isso não significa que não possam ser considerados para aumentar seu tempo de contribuição.

Isso inclui períodos de trabalho rural, trabalho como menor aprendiz, contribuições como segurado facultativo ou MEI, entre outros. Certifique-se de ter documentação comprovando esses períodos.

Reconheça Seus Vínculos de Trabalho Informal

O reconhecimento do trabalho informal pode ser solicitado diretamente no INSS ou na Justiça do Trabalho. É importante apresentar toda a documentação relacionada ao vínculo de trabalho informal solicitado.

Averbe Períodos de Trabalho Reconhecidos pela Justiça do Trabalho

Períodos de trabalho reconhecidos pela Justiça do Trabalho podem ser registrados no INSS para aumentar seu tempo de contribuição.

Relacionadas

Fique Atento ao Trabalho Concomitante

Trabalhar em dois ou mais lugares pode aumentar sua contribuição mensal, mas não duplica seu tempo de contribuição. O salário de benefício é calculado com base na soma dos salários de contribuição das atividades exercidas na data do requerimento.

Converta Períodos de Atividade Insalubre ou Perigosa

Períodos de atividade especial podem ser convertidos para tempo de contribuição “comum”, o que pode resultar em uma aposentadoria antecipada e um aumento no valor do benefício.

Descarte Contribuições que Reduzem o Valor do Benefício

A Reforma da Previdência de 2019 introduziu a possibilidade de descartar contribuições que reduzem o valor do benefício, desde que não resulte na perda do direito à aposentadoria.

Faça um Planejamento Previdenciário

Consultar um advogado especialista em direito previdenciário para fazer um planejamento previdenciário pode ajudá-lo a otimizar seus benefícios e evitar surpresas desagradáveis no momento da aposentadoria.

Não deixe para depois, planeje sua aposentadoria hoje mesmo e garanta um futuro tranquilo e digno.