Benefícios

Comprovação de tempo rural para aposentadoria do INSS

aposentadoria rural
Andre Nery/shutterstock.com

Você já trabalhou no campo ou em atividades rurais? Saiba que é possível utilizar esse tempo para garantir sua aposentadoria, mesmo se você atualmente reside em áreas urbanas. A averbação de tempo rural no INSS é o caminho para aumentar o tempo de serviço e alcançar a sonhada tranquilidade na aposentadoria.

Averbação de Tempo Rural: Um Direito Garantido

Se você trabalhou em regime de economia familiar, isso pode ser considerado como tempo de serviço. O trabalho em regime de economia familiar engloba as atividades domésticas de pequeno porte, onde os membros de uma família trabalham sem vínculo empregatício, buscando garantir a subsistência do grupo.

De acordo com a Constituição Federal, no artigo 195, inciso III, § 8º, aqueles que exercem suas atividades nesse regime podem contribuir para a seguridade social e têm direito aos benefícios previdenciários, mesmo sem empregados permanentes.

Além disso, até 31/10/1991, não é necessário o recolhimento das contribuições previdenciárias para o reconhecimento do tempo de serviço prestado na área rural, para efeito de concessão de benefício no Regime Geral da Previdência Social.

Como Averbar Tempo Rural no INSS

A averbação do tempo rural é um processo que pode somar-se ao tempo de trabalho urbano. Isso significa que, se você migrou do campo para a cidade e não possui tempo suficiente para a aposentadoria urbana, é possível contar o tempo de atividade rural.

Entretanto, o requerimento desse direito nem sempre é simples, pois exige prova documental das atividades rurais. Após a comprovação, será expedida a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

É fundamental requerer a averbação do tempo rural com antecedência para evitar atrasos no processo de aposentadoria. Caso precise de apoio na documentação ou tenha dúvidas, é recomendável buscar a orientação de um Advogado Previdenciário.

Documentos Necessários para Comprovação

Os documentos que comprovam o tempo de trabalho rural podem variar, mas entre os principais estão o formulário de autodeclaração de segurado especial, disponível no site do INSS, e outros documentos complementares.

A complexidade e extensão da lista de documentos exigidos podem dificultar a obtenção por parte do trabalhador. Por isso, é importante buscar a assistência de um profissional especializado para garantir seus direitos previdenciários.

Agora que você sabe como averbar seu tempo de atividade rural, não deixe para depois. Busque apoio profissional e assegure uma aposentadoria tranquila.

To Top