Brasil

Ministra da Saúde anuncia vacinação contra Dengue em escolas para crianças e adolescentes

Vacina Gripe
Tong_stocker/shutterstock.com/

Neste sábado (2), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou que o governo federal iniciará a vacinação infantil contra diversas doenças nas escolas de todo o Brasil, incluindo a dengue, na segunda metade deste mês. De acordo com ela, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estão coordenando uma ação para imunizar crianças e adolescentes nas instituições de ensino que frequentam.

“Através do programa ‘Saúde nas Escolas’, que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação, estamos planejando uma campanha de vacinação, prevista para a segunda quinzena de março. Esta abrangerá todas as vacinas, com a atualização das cadernetas de vacinação de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a ministra durante um evento em Serra (ES), no Dia D de mobilização nacional contra a dengue.

Nísia destacou a relevância da imunização contra a dengue, cujo público-alvo atualmente são crianças de 10 e 11 anos. Ela fez um apelo aos pais e responsáveis para que não deixem passar essa oportunidade, enfatizando que a proteção contra a doença requer duas doses da vacina, administradas com um intervalo de três meses.

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, conforme dados divulgados na quinta-feira (29). Diante desse cenário, a ministra instou a população a colaborar no combate à doença, eliminando os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“Devemos nos comprometer diariamente com essa campanha, que visa preservar nossas vidas. Cada um de nós pode contribuir verificando recipientes como vasos de plantas, pneus e recipientes de água parada em nossas casas. É fundamental procurar ajuda médica ao apresentar sintomas como dor de cabeça intensa, dor nos olhos e manchas na pele”, ressaltou a ministra da Saúde.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até a última sexta-feira (1º), foram registrados 1.038.475 casos de dengue neste ano, entre casos prováveis e confirmados, resultando em 258 mortes confirmadas pela doença em todo o país. Outros 651 óbitos estão sob investigação.

To Top