X

Bolsa Família com bloqueio: Entenda o que pode ser feito para receber as parcelas

Joa Souza/Shutterstock.com

Bolsa Família com bloqueio: Entenda o que pode ser feito para receber as parcelas Cerca de 5 mil beneficiários do Bolsa Família em Juiz de Fora tiveram seus pagamentos bloqueados devido a uma revisão nos dados do Cadastro Único realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social desde o início do ano.

O bloqueio do Bolsa Família afeta principalmente aqueles que vivem sozinhos e não implica necessariamente na perda do benefício, mas sim em um bloqueio temporário.

O Que Fazer se o Benefício For Bloqueado?

Os beneficiários que tiverem seus depósitos bloqueados receberão uma mensagem no aplicativo do Bolsa Família e por SMS, instruindo-os a procurar o setor do Cadastro Único em sua cidade para atualizar suas informações.

Relacionadas

Ao receber a mensagem, é necessário comparecer a um posto de atendimento com um documento de identificação com foto e um comprovante de residência, de preferência uma conta de luz. Comprovando que vive sozinho, o pagamento do Bolsa Família será retomado, incluindo os meses que foram suspensos.

Em Juiz de Fora, a secretária de Assistência Social, Malu Salim, afirmou que a checagem e o desbloqueio serão realizados pela Prefeitura, incluindo visitas aos endereços das famílias afetadas.

Operação Pente-Fino e Fraudes

O bloqueio faz parte de uma operação de pente-fino realizada pelo Governo Federal no Cadastro Único, visando distribuir os recursos do Bolsa Família de forma adequada. Em auditoria realizada no ano passado, o Tribunal de Contas da União identificou indícios de fraudes nas regras do então Auxílio Brasil, implementado pelo governo anterior.