Bancos

Modernização no pagamento de Boletos agiliza processos e amplia competitividade com o Pix

Vencimento de boletos é mantido nos feriados antecipados em São Paulo
Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

A partir de 15 de março, os pagamentos realizados por boleto bancário ganharão mais agilidade no Brasil, uma mudança significativa projetada para fortalecer a competição com o sistema Pix, que atualmente oferece transações instantâneas. Até então, os pagamentos via boleto podiam levar até três dias úteis para serem processados, uma espera que logo será coisa do passado. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou essa inovação como um avanço considerável, que requer ajustes complexos no sistema de cobranças, motivo pelo qual seu lançamento foi postergado do planejado 19 de janeiro para março.

O Futuro dos Pagamentos por Boleto

Bruno Samora, diretor de produtos da Matera, uma empresa na vanguarda tecnológica e financeira, destacou que a iniciativa visa não apenas revitalizar o uso do boleto mas também mantê-lo relevante frente aos avanços do Pix. “A transformação está sendo feita para que o boleto permaneça uma opção viável diante de um competidor robusto como o Pix, que já superou outras formas de pagamento como a TED e agora desafia o domínio dos boletos, especialmente no comércio eletrônico,” explicou Samora.

Esta evolução é vista de forma positiva por especialistas do setor, que reconhecem a importância da constante inovação para atender melhor aos consumidores. Segundo José Antonio Praxedes, presidente da MultiCrédito, “a agilização no processo de compensação dos boletos é uma vantagem significativa para o e-commerce, onde a rapidez na confirmação de pagamentos é crucial.”

Impacto nos Bancos e no E-commerce

Para os bancos, essa mudança sugere uma revisão nas estratégias de lucratividade, uma vez que o intervalo entre o pagamento pelo consumidor e o recebimento pelo comerciante — período no qual os fundos poderiam ser aplicados — será reduzido. Essa agilidade nos pagamentos é vista como uma força positiva, promovendo maior eficiência e conveniência para consumidores e empresas.

O Boleto Bancário Tem Futuro?

Ainda que as melhorias no sistema de boletos sejam bem-vindas, alguns especialistas, como o próprio Samora, veem essas mudanças como uma solução temporária, questionando a viabilidade a longo prazo dessa forma de pagamento frente às inovações contínuas do Pix. Por outro lado, Praxedes acredita que o boleto continuará sendo um método de cobrança relevante, especialmente para contas de consumo, destacando que o Pix e o boleto atendem a necessidades diferentes no mercado.

Comparativo de Custos e o Futuro do Pix

O custo de transações via Pix para empresas é mais baixo do que o de emissão de boletos, uma diferença que contribui para a preferência crescente pelo Pix. Além disso, a expectativa pelo lançamento do Pix Automático, que permitirá o pagamento automático de contas recorrentes, promete ser mais um desafio para a permanência dos boletos, indicando uma evolução na forma como consumidores e empresas gerenciam pagamentos.

To Top