Benefícios

Trabalhadores podem agora usar o FGTS para obter renda extra com modalidade de empréstimo

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os trabalhadores, especialmente aqueles do setor privado, que buscam uma renda extra por meio de crédito agora têm uma nova oportunidade à disposição. Além da opção de antecipar o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o governo está lançando uma modalidade inovadora de empréstimo.

A proposta do governo federal é utilizar a recém-lançada plataforma do FGTS Digital para permitir que os trabalhadores contratem empréstimos consignados sem depender da autorização do empregador. Atualmente, os trabalhadores do setor privado só têm acesso a esse tipo de empréstimo quando a empresa possui convênio com uma instituição bancária específica.

Novo Empréstimo Consignado pelo FGTS

A iniciativa de criar um novo tipo de empréstimo consignado pelo FGTS foi anunciada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. No entanto, o Conselho Curador do Fundo de Garantia ainda precisa analisar a proposta para sua implementação.

Caso seja aprovada, a modalidade funcionará da seguinte maneira:

  • O trabalhador utilizará as parcelas depositadas pelo empregador em seu Fundo de Garantia como forma de pagamento do crédito;
  • O banco emprestará um determinado valor, e ao cobrar o pagamento, efetuará o desconto diretamente do FGTS;
  • O processo será automatizado e simplificado pela plataforma digital.

Empréstimo do Saque-Aniversário

Atualmente, quem necessita de renda extra com urgência já pode recorrer a um tipo de empréstimo baseado no saque-aniversário do FGTS. Nessa modalidade, o trabalhador pode optar por:

  • Receber de uma só vez o valor que seria recebido ao longo dos anos pelo saque-aniversário;
  • Alguns bancos oferecem a antecipação de até 12 anos, liberando a quantia de uma única vez;
  • No entanto, essa opção implica em cobrança de juros, então o trabalhador não receberá o valor integral que seria pago ao longo do período;
  • O pagamento do empréstimo é realizado com desconto direto na parcela do saque-aniversário, ou seja, o banco recebe o valor no lugar do trabalhador.

To Top