Benefícios

Certidão para Saque do PIS/PASEP agora pelo Meu INSS online

PIS PASEP ABONOS
gustavomellossa/Shutterstock.com

Para beneficiários de aposentadoria, pensão por morte, ou BPC, acaba de ser simplificado o acesso à certidão necessária para o saque do PIS/PASEP/FGTS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anuncia que a solicitação deste documento agora pode ser feita de forma rápida e prática através da plataforma Meu INSS, utilizando a senha do Gov.br.

Passo a Passo Simplificado

Para emitir a certidão, os interessados devem acessar o Meu INSS, optar pelo serviço “Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS” e seguir as instruções. Caso a certidão já esteja pronta no sistema, é possível fazer o download e imprimir o documento imediatamente. Se o documento ainda não estiver disponível, o sistema automaticamente encaminhará a solicitação, e o usuário poderá acompanhar o status do pedido diretamente pelo Meu INSS, com a promessa de disponibilidade em até sete dias.

Opção pelo Atendimento Telefônico Mantida

Para aqueles que preferem o método tradicional, o atendimento pelo telefone 135 segue ativo. Através dessa opção, após a solicitação, a certidão é enviada para o endereço do solicitante pelo correio, dentro de um prazo aproximado de 20 dias. A novidade é que, além da entrega física, a certidão também estará acessível online no Meu INSS em até sete dias úteis após a solicitação por telefone.

Benefício Duplo

Essa iniciativa visa não apenas agilizar o processo de solicitação da certidão necessária para o saque de benefícios, mas também facilitar o acesso à informação e aos serviços do INSS, reduzindo o tempo de espera e desburocratizando os procedimentos.

Orientações Importantes

A recomendação é que os beneficiários aproveitem as facilidades do sistema online para uma maior comodidade e rapidez no processo. O acesso digital à certidão marca mais um passo na modernização dos serviços oferecidos pelo INSS, proporcionando maior eficiência e satisfação

To Top