Brasil

Nova vacina contra Covid-19 atualizada recebe aprovação da Anvisa

Rascunho automático
Foto Câmara dos Deputados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu aprovação, nesta quarta-feira, para o registro da vacina Spikevax monovalente contra a Covid-19. Desenvolvida pela Moderna e registrada pela Adium S.A., a vacina é adaptada para combater a variante mais recente do vírus, a XBB 1.5. Essa aprovação marca a segunda vez que a Anvisa autoriza um imunizante monovalente atualizado, seguindo a vacina Comirnaty monovalente da Pfizer, que recebeu luz verde em dezembro do ano passado.

A Spikevax é recomendada para a imunização ativa de indivíduos a partir de 6 meses de idade, abrangendo tanto o público infantil quanto adulto. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que as doses dessa nova vacina deverão chegar ao Brasil ao final do mês, com distribuição prevista para começar em abril. Os grupos prioritários estarão na frente da fila para receber a vacinação.

Em suas declarações, a ministra enfatizou a contínua relevância da Covid-19 como um desafio para a saúde pública, mencionando também a luta contra a dengue e o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave causada por influenza e Covid-19. A aprovação dessa vacina atualizada representa um avanço significativo na estratégia de imunização do Brasil, fortalecendo a proteção contra as novas variantes do coronavírus.

To Top