Benefícios

Atestados online substituem perícia médica para Auxílio Doença no INSS

Médicos Perícias Doenças
Have a nice day Photo/Shutterstock.com

Em uma transformação significativa, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está reformulando o processo para concessão do auxílio-doença. A partir dos próximos meses, a tradicional perícia médica dará lugar ao uso de atestados online, agilizando a aprovação de benefícios previdenciários. Essa mudança promete acelerar o tempo de espera, que já foi reduzido para 26 dias em todo o território nacional.

O Atestmed e o Fim da Perícia Médica Presencial

O INSS planeja abolir as perícias médicas presenciais para solicitações de auxílio-doença, agora chamado de Benefício por Incapacidade Temporária. A iniciativa visa utilizar o sistema Atestmed para análise documental, mudança que será inicialmente aplicada aos pedidos de curta duração, ou seja, até 180 dias. Desde sua implementação em 2023, o Atestmed já processou 1,2 milhão de solicitações, com quase metade sendo feitas digitalmente.

Vantagens do Atestmed Incluem:

  • Redução do “custo atraso”, evitando perícias agendadas após a recuperação do segurado.
  • Facilidade no envio de documentos através da plataforma Meu INSS.
  • Processo de aprovação mais rápido e sem necessidade de deslocamento até uma agência.

Documentação Necessária para o Processo

Para o pedido do Benefício por Incapacidade Temporária, os segurados devem enviar atestados e relatórios médicos que incluam nome completo, data de emissão, diagnóstico, assinatura e identificação do médico, além do prazo necessário para recuperação.

Como Solicitar o Afastamento pelo INSS?

O pedido de afastamento pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, seguindo passos simples que incluem a escolha do tipo de requerimento, envio de documentação comprobatória e seleção de uma agência para pagamento.

Canais Alternativos para Atendimento

O INSS também visa expandir os canais de atendimento, considerando a parcela da população sem acesso digital. A Central 135, disponível de segunda a sábado, agora pode iniciar o processo de requerimento, e uma possível parceria com os Correios está sendo estudada para facilitar a entrega de documentação nas agências.

Essa inovação do INSS representa um avanço significativo na maneira como os benefícios são processados, visando maior eficiência e acessibilidade para os segurados em todo o Brasil.

To Top