Benefícios

Exigências do INSS podem ser resolvidas de que maneira?

previdencia social inss
Fernando Kazuo/ Shutterstock.com

Exigências do INSS podem ser resolvidas de que maneira? Segurado pode enviar a documentação pelo site ou marcar atendimento pela central telefônica 135 e ser atendido numa agência da Previdência Social.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um passo a passo para o segurado que está com seu pedido de benefício pendente. De acordo com o INSS, quem deu entrada em requerimento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site poderá receber uma mensagem avisando que o requerimento “caiu em cumprimento de exigência”.

Segundo o órgão, durante a análise do requerimento de um benefício, o cumprimento de exigência ocorre quando são identificadas pendências documentais que precisam ser esclarecidas.

Ou seja, trata-se de um pedido de complementação de documentos ou informações. Essas exigências são detalhadas pelo servidor do INSS e comunicadas ao segurado por notificação no aplicativo, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS).

Verificação

1. Pelo Meu INSS: O primeiro passo é acessar o Meu INSS pelo endereço gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular. O segurado pode verificar quais são as exigências pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo em tempo real.

2. Agendamento pela central 135: Caso o segurado tenha dificuldade no acesso ao Meu INSS ou prefira o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135. Nesse caso, será preciso comparecer à agência da Previdência Social no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados. A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento. Fonte: Extra Globo

To Top