Benefícios

Governo anuncia liberação do FGTS Futuro para financiamento da casa própria

FGTS Saques Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

O governo federal está prestes a introduzir uma medida revolucionária que permitirá aos brasileiros utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Futuro na compra da casa própria, já no mês de março de 2024. Segundo Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, a proposta será debatida durante a reunião do Conselho Curador do FGTS no dia 19 de março, com a expectativa de operacionalização iminente pela Caixa Econômica Federal.

Inovação no Financiamento Habitacional

Esta inovação permitirá aos trabalhadores direcionar até 120 meses de contribuições futuras do FGTS como garantia para o financiamento habitacional, melhorando significativamente as condições de crédito para a compra da casa própria.

Foco Inicial nas Famílias de Baixa Renda

Inicialmente, o FGTS Futuro estará disponível para as famílias da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, aquelas com renda mensal de até R$ 2.640. Contudo, o governo analisa a expansão do benefício para atender todas as faixas de renda, até o limite de R$ 8.000.

Potencial de Benefício

Estima-se que aproximadamente 60 mil famílias de baixa renda sejam favorecidas anualmente por essa medida. A iniciativa busca superar o desafio de muitas famílias que não conseguem comprometer 30% da renda mensal com o financiamento habitacional, devido a outros compromissos financeiros.

Como Funcionará?

O FGTS Futuro aproveitará os 8% mensais recolhidos pelo empregador sobre a remuneração do trabalhador, permitindo que esse montante seja usado no pagamento das parcelas do financiamento habitacional. Essa estratégia é vista como um divisor de águas para aumentar o acesso ao financiamento, especialmente para os cidadãos de menor renda.

Expectativas Positivas

A vice-presidente da Caixa, Inês Magalhães, expressou otimismo quanto ao impacto da medida: “Isso vai ajudar, principalmente, as pessoas de menor renda. Pode ser uma linha divisória entre acessar ou não, ou acessar em melhores condições, o financiamento habitacional”.

Próximos Passos

Após a aprovação no Conselho Curador do FGTS, a Caixa Econômica Federal se prepara para implementar o FGTS Futuro, marcando um avanço significativo na facilitação do acesso à moradia digna para milhares de brasileiros.

To Top