Benefícios

Passo a passo para realizar uma consulta da situação cadastral do CPF

CPF Serasa Receita
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

A Receita Federal anunciou recentemente uma atualização nas instruções normativas relacionadas ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), tornando mais acessível a consulta da situação cadastral.

Inscrição Automática no Nascimento

Com a nova regulamentação, brasileiros natos serão automaticamente registrados no banco de dados da Receita Federal no momento do seu nascimento, recebendo um número de identificação único e permanente, o CPF. Essa medida visa à unificação dos registros civis, substituindo gradualmente o antigo Registro Geral (RG) até 2033.

Situações Cadastrais e Regularização

Após a inscrição, é possível que o CPF apresente diversas situações, como regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado, titular falecido ou nulo. Para verificar a situação cadastral, os cidadãos podem acessar o site da Receita Federal.

No caso de pendências, como a falta de entrega da declaração do Imposto de Renda em anos anteriores, é possível regularizar a situação por meio do portal e-CAC ou do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Para situações como “suspenso”, será necessário agendar a entrega de documentação comprobatória de alterações na Receita Federal ou enviar os documentos por e-mail. Já para corrigir casos em que o CPF foi indevidamente incluído como “titular falecido” ou “cancelado”, o agendamento de atendimento será necessário.

Essas mudanças visam facilitar o acesso dos cidadãos à sua situação cadastral e garantir a regularidade dos documentos.

To Top