Benefícios

Trabalhadores podem acompanhar os processos do INSS?

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece aos cidadãos a possibilidade de acompanhar o andamento de seus pedidos de benefícios de maneira direta e gratuita, sem a necessidade de intermediários. Entender como fazer isso pode trazer mais segurança e agilidade ao processo. Confira abaixo as principais formas de acompanhamento:

Através do Meu INSS:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
  2. Faça login com seu CPF e senha, utilizando a opção “Entrar com gov.br”.
  3. Selecione a opção “Consultar Pedidos”.
  4. Localize o pedido desejado e clique em “Detalhar”.
  5. Leia as mensagens disponíveis para entender a situação do processo e se há ações a serem tomadas.

Pela Central Telefônica 135:

Se preferir ou não tiver acesso à internet, é possível ligar para o telefone 135 e solicitar informações sobre o andamento do pedido diretamente a um atendente.

O INSS também mantém o segurado informado por meio de outras formas de comunicação. Se você forneceu seu e-mail durante o pedido, receberá notificações sempre que houver atualizações. Além disso, quem já utilizou o aplicativo Meu INSS recebe notificações sobre exigências adicionais e conclusão do pedido. Para aqueles que optaram por não acompanhar o processo online, o INSS envia cartas informativas.

Por que Acompanhar?

É fundamental acompanhar de perto o processo de solicitação de benefícios para garantir que todas as exigências sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido. Se o INSS solicitar informações ou documentos adicionais, o segurado tem 30 dias para fornecê-los, podendo ser prorrogado por mais 30 dias mediante justificativa.

Caso o segurado não cumpra as exigências dentro do prazo, o processo pode ser concluído com base nas informações disponíveis, resultando em um benefício com valor menor ou até mesmo no encerramento do pedido por desistência.

Segurança

É importante utilizar apenas os canais oficiais do INSS para buscar informações e evitar fornecer informações pessoais ou senhas a terceiros. O INSS não realiza atendimentos por WhatsApp e seus servidores não enviam mensagens por e-mail. Em caso de contato suspeito, é recomendado bloquear e relatar à instituição.

Garanta a segurança de suas informações e benefícios, protegendo suas senhas e mantendo-se informado através dos canais oficiais do INSS. Acompanhe seu pedido de benefício de forma simples e segura, garantindo seus direitos previdenciários.

To Top