Benefícios

Auxílio transporte para desempregados: entenda como vai funcionar o novo programa

transporte publico metro bilhete unico
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Em um esforço para aliviar as dificuldades enfrentadas por quem está em busca de recolocação profissional, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a implementação de um novo programa de auxílio transporte destinado a pessoas desempregadas. Esta medida vem em um momento crucial, seguindo a tendência de queda no número de desempregados no país, conforme indicado pelo último levantamento do IBGE em 2023.

O Novo Auxílio para Desempregados

Visando facilitar o acesso a novas oportunidades de trabalho, o programa oferece transporte gratuito no sistema de trens e metrô por um período de 90 dias. Esta iniciativa é destinada a trabalhadores demitidos há no mínimo 30 dias e no máximo 180 dias, representando um importante suporte nesse período de transição.

Como Funciona

Os interessados devem solicitar uma credencial especial que permite o acesso gratuito ao transporte público. Para emitir o documento, é necessário comparecer à estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, com atendimento disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto em feriados. Os documentos necessários para a emissão incluem RG ou outro documento oficial com foto, CPF, carteira de trabalho (física ou digital), e documento de rescisão.

Ampliação do Benefício

Além do acesso gratuito a trens e metrô, o auxílio se estende a linhas de ônibus interurbanas em locais específicos, como a região do ABC paulista, São Mateus, Jabaquara, na capital, e o município de Mauá. Para esses casos, a carteirinha pode ser solicitada via telefone.

Impacto e Expectativas

Este auxílio é uma resposta direta às necessidades da população desempregada e busca minimizar os obstáculos para a retomada do emprego. Com a facilidade de locomoção, espera-se que os beneficiários tenham melhores condições de buscar por empregos, participar de entrevistas e cursos de qualificação.

A medida reflete o compromisso do governo estadual em apoiar a população em momentos de vulnerabilidade econômica, promovendo maior inclusão social e contribuindo para a recuperação econômica do estado e do país.

To Top