Benefícios

INSS amplia atendimento no Amazonas com terceiro PREVBarco

prevbarco amazonas inss
Foto site do INSS

Na última segunda-feira (4), o terceiro e mais recente PREVBarco do estado do Amazonas realizou seus primeiros atendimentos no município de Careiro da Várzea, situado a 23,6 km de Manaus. Batizado de Manaós II, essa embarcação foi projetada para melhorar o acesso aos serviços da Previdência Social na região norte, estendendo o alcance às comunidades ribeirinhas.

O nome da nova embarcação tem uma raiz histórica, originada no grupo indígena que habitava a região do Rio Negro. Na língua nativa, “Manaós” significa Mãe dos Deuses, termo que também deu nome à capital do estado, Manaus.

Equipado com antenas Starlink, o Manaós II oferece internet via satélite rápida e estável. Essa tecnologia de ponta possibilitará o processamento de requerimentos de forma mais eficiente, mesmo durante a navegação da embarcação, algo impossível com as tecnologias anteriores.

O PREVBarco Manaós II conta com uma equipe completa, incluindo oito Técnicos do Seguro Social, um perito médico e um assistente social.

Segundo Rodrigo de Goes, coordenador dos PREVBarcos da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, a expectativa é que os três barcos em operação na região norte realizem mais de 40 mil atendimentos até dezembro de 2024, melhorando significativamente a cobertura previdenciária na área.

Impacto Positivo

O aumento da frota de PREVBarcos teve um impacto considerável no atendimento da Previdência Social nos rios do Amazonas e parte do Acre. Com essa expansão, todas as calhas de rio da região poderão ser atendidas anualmente.

“O INSS está comprometido em oferecer um atendimento previdenciário de alta qualidade na região norte, e o PREVBarco Manaós II representa mais um avanço importante nesse sentido. Agradecemos a todos os envolvidos no projeto e esperamos contribuir positivamente para a previdência social na região”, destacou Rodrigo.

Cronograma Completo do PREVBarco II – Manaós II

  • Coari: 11 a 22/03
  • Caapiranga: 25/03 a 02/04
  • Anamã: 03 a 12/04
  • Novo Airão: 15 a 26/04
  • Barcelos: 29/04 a 10/05
  • Santa Isabel do Rio Negro: 13 a 24/05
  • São Gabriel da Cachoeira: 27/05 a 21/06
To Top