Benefícios

INSS estende prazo de validade de concurso para técnico do Seguro Social

INSS com agencia pagamento de aposentadoria
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a prorrogação do prazo de validade do concurso público para o cargo de técnico do seguro social. A medida foi determinada pelo presidente do órgão, Alessandro Antonio Stefanutto, estendendo-o por mais um ano a partir de 4 de maio de 2024, data em que o processo seletivo expiraria. Essa decisão visa assegurar a continuidade e eficácia no preenchimento das vagas necessárias para o adequado funcionamento do instituto.

Os participantes do concurso, realizado em 2022, devem ficar atentos às informações divulgadas pelo INSS por meio de seus canais oficiais para acompanhar quaisquer atualizações relacionadas ao certame e aos procedimentos subsequentes. A seleção, que ofereceu mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, exigindo nível médio ou técnico, ocorreu ao final da pandemia de Covid-19.

Uma das prioridades do Ministério da Previdência Social (MPS) é eliminar a fila de espera do INSS, um dos compromissos assumidos pelo presidente Lula para seu terceiro mandato. Uma das medidas adotadas é o reforço no quadro de pessoal do órgão, que enfrenta um déficit de mais de 23 mil servidores, segundo dados da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

O presidente Alessandro Antônio Stefanutto assumiu a presidência do INSS no início de julho de 2023, enfrentando diversos desafios. Naquela época, a fila de espera se aproximava de 1,8 milhão de pedidos, evidenciando a necessidade urgente de servidores nas agências.

Em uma tentativa de reduzir o tempo de espera dos segurados, o bônus por produtividade para servidores e peritos médicos foi reintroduzido, mas ainda enfrenta resistência de algumas categorias, que consideram a medida insuficiente. Stefanutto destacou em entrevista a demora na análise dos requerimentos como um problema significativo, referindo-se à fila como “um desconforto enorme”.

Remuneração e Seleção

Na época do concurso, em 2022, a remuneração bruta inicial oferecida foi de R$ 5.905,79 para 40 horas semanais de trabalho, com auxílio-alimentação de R$ 658. Esse valor sofreu um reajuste em 2023, quando o governo concedeu uma correção de 9% aos servidores federais.

A seleção foi realizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e incluiu provas objetivas e avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência, além de verificação da condição declarada por candidatos negros.

Curso de Formação e Atribuições

Os aprovados no concurso do INSS passam por um curso de formação com duração de 180 dias em sua região. Durante esse período, eles recebem um auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo.

Os técnicos do seguro social são responsáveis por diversas atividades, incluindo atendimento ao público, assessoria em processos administrativos, reconhecimento de direitos previdenciários, instrução de processos e elaboração de documentos administrativos, entre outras funções.

As vagas disponíveis estão distribuídas por 97 Gerências Executivas localizadas em todos os estados do Brasil.

To Top