Benefícios

Situações em que os profissionais podem retirar a grana do FGTS

Celular Saque FGTS
Diego Thomazini/Shutterstock.com

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), instituído em setembro de 1966, é um importante direito trabalhista que possibilita o acesso a recursos financeiros depositados mensalmente pelos empregadores. Se você precisa sacar o FGTS agora, confira as quatro opções disponíveis pela Caixa Econômica Federal:

1. Saque Rescisão: Autorizado em casos de demissão sem justa causa, este saque permite a retirada integral do saldo disponível na conta do FGTS.

2. Saque Aniversário: Distribuído anualmente no mês de aniversário do trabalhador, este saque permite retirar parte do saldo disponível no FGTS. No entanto, optar por essa modalidade impede o recebimento do saque rescisão em caso de demissão sem justa causa.

3. Saque por Aposentadoria: Os aposentados têm acesso aos saldos de suas contas ativas e inativas do FGTS, com algumas condições. Se decidirem continuar trabalhando na mesma empresa após a aposentadoria, podem optar pelo saque mensal dos valores do FGTS. Caso optem por trabalhar em outra empresa, terão direito ao saque integral apenas se forem demitidos sem justa causa.

4. Saque por Doença Grave: Esta modalidade permite o saque dos saldos do FGTS para auxiliar no tratamento de doenças graves, como câncer, HIV e doenças terminais, entre outras.

É importante ressaltar que cada modalidade de saque possui suas próprias condições e requisitos específicos. Portanto, antes de solicitar o saque, é recomendável verificar se você atende aos critérios estabelecidos.

To Top