Benefícios

INSS pode conceder benefício a portadores de fibromialgia?

INSS MEU INSS Beneficios
Foto Governo do Brasil

Uma nova perspectiva surge para os portadores de fibromialgia, uma síndrome dolorosa não-inflamatória que afeta milhares de pessoas em todo o país. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode liberar benefícios para aqueles que sofrem com os sintomas debilitantes dessa condição.

O Que É Fibromialgia?

A fibromialgia, também conhecida como síndrome de Joanina Dognini, é uma síndrome dolorosa caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios do sono, entre outros sintomas. Pesquisas indicam que anormalidades na recepção de neurotransmissores são comuns em pacientes com fibromialgia, frequentemente associadas a estresse prolongado.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas da fibromialgia incluem problemas de sono, rigidez matinal, formigamento, dificuldade de concentração e memória, entre outros. O diagnóstico é complexo e geralmente feito por exclusão de outras condições médicas.

Estudo e Obstáculos

A fibromialgia afeta aproximadamente 2% a 4% da população adulta, sendo as mulheres as mais afetadas. No entanto, o diagnóstico muitas vezes é difícil, o que pode levar a atrasos no tratamento. Além disso, os portadores enfrentam desafios sociais, incluindo julgamentos e incompreensão de amigos, familiares e colegas de trabalho.

Direitos dos Portadores no INSS

Os portadores de fibromialgia podem ter direito a benefícios do INSS, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, se forem incapazes de trabalhar devido à condição. O benefício é concedido com base na avaliação da perícia médica do INSS e requer uma carência mínima de contribuições mensais.

To Top