Benefícios

Quem pode ganhar benefício do INSS?

meu inss celular aposentadoria
rafastockbr / Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel vital na vida dos trabalhadores brasileiros, proporcionando diversos benefícios, desde a aposentadoria até auxílio doença. Mas afinal, quem tem direito a esses benefícios? Vamos entender melhor.

Quem Tem Direito aos Benefícios do INSS?

Para ter direito aos benefícios do INSS, o segurado da Previdência Social precisa ter mais de 16 anos de idade ou seus representantes legais. Além disso, é necessário realizar contribuições mensais ao INSS durante um período determinado, conforme estabelecido pelas regras previdenciárias.

É importante ressaltar que o beneficiário pode designar um procurador para receber o benefício em seu nome.

Prova de Vida: O que é e Como Funciona?

A Prova de Vida é um procedimento exigido pelo INSS para garantir a veracidade dos beneficiários. De acordo com as normas atuais, a Prova de Vida deve ser realizada anualmente.

Como Consultar a Situação do Benefício INSS?

Para consultar a situação do benefício, os beneficiários podem utilizar os serviços da CAIXA. É possível fazer a consulta através da central de atendimento, do aplicativo CAIXA Trabalhador ou pelo Atendimento Eletrônico do INSS.

Como Sacar o INSS?

O saque do benefício do INSS pode ser realizado em diversas instituições financeiras conveniadas, como salas de Autoatendimento CAIXA, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA AQUI e agências da CAIXA. O beneficiário pode utilizar o cartão previdenciário e senha para efetuar o saque, além de contar com vantagens exclusivas ao receber o benefício na conta CAIXA.

É possível nomear um procurador junto ao INSS para realizar o saque do benefício em nome do beneficiário.

To Top