Benefícios

Aposentadoria no INSS para segurado com 65 anos de idade; novos critérios

aplicativo previdencia social e inss
rafapress/Shutterstock.com

Aposentadoria no INSS para segurado com 65 anos de idade; novos critérios Atingir 65 anos marca um momento crucial para muitos, abrindo as portas para diversas opções de aposentadoria disponíveis através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este marco na vida dos brasileiros oferece caminhos variados para a aposentadoria, com critérios específicos baseados em idade e anos de contribuição.

Elegibilidade para Aposentadoria aos 65 Anos

Para indivíduos que alcançam os 65 anos, o caminho para a aposentadoria se apresenta assim:

Homens são elegíveis aos 65 anos com no mínimo 15 anos de contribuição.
Mulheres são elegíveis aos 62 anos com no mínimo 15 anos de contribuição.
Cálculo do Benefício de Aposentadoria por Idade

O valor do benefício é calculado com base na média dos salários de contribuição a partir de julho de 1994, ajustado por um percentual que cresce conforme o aumento do tempo de contribuição. Para ilustrar, um indivíduo fictício, João, aos 65 anos com 22 anos de contribuição, poderia se aposentar recebendo 64% da média de seus salários de contribuição.

Opções de Transição para Aposentadoria por Tempo de Contribuição

A Reforma da Previdência introduziu quatro regras de transição para aqueles que buscam aposentadoria por tempo de contribuição, ajustando-se a uma combinação de pontos e idade progressiva.

Homens precisam acumular 100 pontos (soma da idade com o tempo de contribuição) e contribuir por 35 anos.
Mulheres precisam acumular 90 pontos (soma da idade com o tempo de contribuição) e contribuir por 30 anos.
Aproveitando o Direito Adquirido sob as Regras Antigas

Com a implementação da Reforma da Previdência em novembro de 2019, aqueles que já preenchiam os requisitos para aposentadoria sob as regras anteriores podem optar por essas condições, frequentemente mais benéficas. Segundo as regras antigas, para a aposentadoria por idade, homens precisavam ter 65 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, enquanto mulheres necessitavam de 60 anos e 15 anos de contribuição.

To Top