Benefícios

Quem tem direito e como funciona a retirada do Abono Salarial PIS/Pasep para 2024

Caixa FGTS PIS Saques
gustavomellossa/Shutterstock.com

Quem tem direito e como funciona a retirada do Abono Salarial PIS/Pasep para 2024 O Governo Federal anunciou o início dos pagamentos do abono salarial PIS/Pasep para o ano de 2024, beneficiando cerca de 24,8 milhões de trabalhadores brasileiros. Desde o último dia 15 de fevereiro, trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos começaram a receber o benefício, que varia conforme o tempo de serviço no ano-base de 2022.

Quem Tem Direito e Como Funciona

Este ano, 21,9 milhões de trabalhadores do setor privado cadastrados no PIS e aproximadamente 2,8 milhões de servidores públicos vinculados ao Pasep estão elegíveis para o abono. O pagamento é organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador ou, para servidores públicos, pelo último dígito do número de inscrição.

Valor do Benefício

O valor do abono salarial pode chegar a R$ 1.412,00, equivalente a um salário mínimo, com o mínimo pagável sendo de R$ 118,00. O montante exato é calculado com base no número de meses trabalhados durante o ano de 2022. Para se qualificar para o abono, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, ser inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter recebido até dois salários mínimos por mês, em média.

Consultando o Abono Salarial

Trabalhadores podem consultar a disponibilidade e o valor do abono através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br desde o dia 5 de fevereiro de 2024. Essas plataformas oferecem informações detalhadas sobre o direito ao benefício, além de orientações para o saque.

Recebimento do Abono

Os beneficiários que são correntistas da Caixa Econômica Federal têm o abono depositado diretamente em suas contas correntes ou poupanças. Quem não possui conta na Caixa, receberá o valor em uma conta poupança social digital. Já o Banco do Brasil é o responsável pelo pagamento aos inscritos no Pasep.

Importância do Abono para os Trabalhadores

O abono salarial PIS/Pasep representa um importante suporte financeiro para milhões de trabalhadores brasileiros, especialmente em um contexto econômico desafiador. Além de ser uma forma de reconhecimento ao trabalhador formal, o benefício contribui para a movimentação da economia e o bem-estar das famílias beneficiadas.

Os trabalhadores são encorajados a verificar sua elegibilidade e não deixar de sacar esse benefício, que além de ser um direito, auxilia no orçamento familiar.

To Top