Benefícios

Consignado do INSS recebe corte nos juros

Previdência MEU INSS
rafastockbr/Shutterstock.com

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) acaba de aprovar uma resolução que promete aliviar as despesas dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a nova medida, os juros do empréstimo consignado sofrerão uma redução, passando o teto de 1,76% para 1,72% ao mês. Esse ajuste representa uma significativa melhoria nas condições financeiras para milhares de brasileiros que dependem desses benefícios.

A proposta de corte nos juros partiu de Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, refletindo os esforços do governo Lula em beneficiar a parcela da população mais suscetível a dificuldades financeiras. A decisão é vista como um avanço na política de proteção a pensionistas e aposentados, que muitas vezes recorrem ao crédito consignado para complementar sua renda mensal.

Além do corte imediato nos juros, o CNPS prevê uma redução gradual nas taxas de juros aplicáveis ao cartão de crédito e ao cartão consignado do INSS. Tais mudanças, aprovadas pela maioria dos membros do colegiado, devem entrar em vigor nos próximos oito meses, ampliando ainda mais o suporte financeiro oferecido a esses beneficiários.

Os empréstimos e cartões de crédito consignados do INSS estão disponíveis para uma ampla gama de beneficiários, incluindo aposentados e pensionistas do INSS, beneficiários do BPC, servidores públicos (federais, estaduais e municipais), militares das Forças Armadas e trabalhadores do setor privado celetistas que tenham convênio com alguma instituição financeira para crédito consignado.

Vantagens e Limites do Empréstimo Consignado

Com taxas de juros entre as mais baixas do mercado, o empréstimo consignado oferece condições vantajosas para os segurados, permitindo até nove contratos de empréstimo pessoal e um contrato de cartão de crédito, com prazos de quitação que podem se estender por até 84 meses.

Os beneficiários podem facilmente consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras através do aplicativo ou site Meu INSS, garantindo assim a escolha da melhor opção disponível para suas necessidades financeiras.

Este corte nos juros do empréstimo consignado do INSS é um sinal claro do compromisso do governo em apoiar seus aposentados e pensionistas, proporcionando-lhes mais liberdade financeira e segurança em sua terceira idade.

To Top