Benefícios

FGTS para comprar o segundo imóvel: dicas e regras

Novo FGTS Saque Fundo de Garantia
rafastockbr/Shutterstock.com

FGTS para comprar o segundo imóvel: dicas e regras A opção de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra do segundo imóvel surge como uma estratégia financeira vantajosa. O saldo do FGTS pode ser empregado como garantia de empréstimo ou para abater o valor do financiamento desejado, mas é fundamental compreender as condições estipuladas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Ao considerar a compra do segundo imóvel, a aplicação do saldo do FGTS oferece benefícios significativos, seja como garantia de empréstimo ou para reduzir o montante do financiamento. Esta alternativa apresenta taxas de juros mais atrativas em comparação a outras linhas de crédito, agindo como garantia semelhante ao Home Equity ou crédito colateralizado.

A utilização do FGTS proporciona menor risco de inadimplência, favorecendo taxas de juros mais vantajosas e prazos estendidos para quitação. Com o saldo disponível, há flexibilidade para negociar, seja utilizando-o como garantia de empréstimo ou abatimento em diferentes modalidades de crédito.

Antes de formalizar contratos, recomenda-se realizar simulações em diversas instituições financeiras para identificar a opção mais favorável. O FGTS confere flexibilidade ao adquirir o segundo imóvel, podendo ser empregado como garantia ou permanecer disponível para outras finalidades, caso opte por diferentes linhas de crédito.

Regras do segundo imóvel pelo FGTS:

  1. Não ser titular de outro imóvel residencial na mesma região metropolitana dos locais de habitação e trabalho.
  2. A propriedade não pode estar localizada na divisa com a cidade de residência.
  3. Utilização permitida apenas se o solicitante possui menos de 40% de outra propriedade.
  4. Admissível o uso para terrenos sem construção.
  5. O valor do segundo imóvel tem um limite máximo de R$1,5 milhão.
  6. A poupança do FGTS só pode ser utilizada para imóveis residenciais.
  7. Se o primeiro imóvel foi adquirido com FGTS, há um prazo de 3 anos para usar o saldo na compra do segundo imóvel, a contar da matrícula do primeiro.

Saque do FGTS para compra da casa própria: Ao buscar um empréstimo para aquisição do segundo imóvel e optar pelo uso do FGTS, é necessário comunicar à instituição financeira durante a solicitação da linha de crédito. Aprovado o empréstimo, a instituição encaminhará a solicitação de saque à Caixa Econômica Federal (CEF), destinando o montante retirado à redução do valor do empréstimo.

To Top