X

Saque-Aniversário do FGTS: veja quando pode ser uma boa opção optar pela modalidade

rafapress/Shutterstock.com

Saque-Aniversário do FGTS: veja quando pode ser uma boa opção optar pela modalidade Desde 2019, os trabalhadores brasileiros contam com uma nova modalidade de acesso aos seus recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), conhecida como saque-aniversário. Esta opção permite a retirada anual de uma parcela do saldo do FGTS, no mês de aniversário do trabalhador, oferecendo uma alternativa ao tradicional saque-rescisão.

Entendendo o Saque-Aniversário Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador pode retirar anualmente um percentual do saldo de seu FGTS, que é somado a um adicional fixo, proporcionando um impulso financeiro pessoal ou para investimentos. Contudo, essa escolha implica na renúncia ao direito de sacar o montante total do FGTS em caso de desligamento sem justa causa, com uma condição de carência de 25 meses para reverter a decisão.

Como Aderir ao Saque-Aniversário? A adesão ao saque-aniversário está disponível para todos os trabalhadores com saldo no FGTS e segue um processo simples:

Relacionadas
  1. Acessar o aplicativo do FGTS;
  2. Selecionar a opção de saque-aniversário;
  3. Confirmar a escolha até o final do mês de aniversário para garantir o saque no mesmo ano.

Vantagens e Considerações A modalidade saque-aniversário tem atraído cada vez mais trabalhadores, interessados em utilizar seus recursos do FGTS de maneira flexível. Porém, é crucial estar ciente das condições, especialmente a restrição no acesso ao saldo total em caso de demissão sem justa causa, e a janela de carência para mudanças.

A Caixa Econômica Federal, administradora do FGTS, divulga anualmente o calendário de saques, orientando os trabalhadores sobre as datas disponíveis para retirada de acordo com o mês de aniversário.