Benefícios

Quem vai receber o Vale-Gás em abril?

Quem pode pedir o Benefício do Vale gás?
Vova Shevchuk/Shutterstock.com

Quem vai receber o Vale-Gás em abril? O Governo Federal anunciou uma nova rodada de pagamentos do Auxílio-Gás, um benefício destinado a amparar famílias de baixa renda na compra do botijão de gás. Este suporte financeiro visa aliviar o orçamento doméstico diante dos custos elevados de energia. Criado para auxiliar milhares de brasileiros, o Auxílio-Gás é uma iniciativa que reflete o compromisso do governo em prover condições básicas de vida digna à população vulnerável.

Detalhes sobre o Novo Pagamento:

O Auxílio-Gás é pago bimestralmente, com o próximo depósito previsto para abril, seguindo o intervalo regular de dois meses entre os pagamentos. Este benefício é depositado diretamente nas contas do Caixa Tem, facilitando o acesso dos beneficiários ao valor destinado à compra de gás de cozinha.

Como o Valor é Determinado:

O montante do Auxílio-Gás é calculado com base na média de preços do botijão de gás nos últimos seis meses, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse método assegura que o auxílio reflita as variações de mercado e ofereça um suporte efetivo às famílias beneficiadas.

Cronograma de Pagamento:

A distribuição do Auxílio-Gás segue o calendário do Bolsa Família, baseando-se no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Os pagamentos são efetuados em dias úteis, garantindo que o auxílio seja acessível quando mais necessário.

Critérios de Elegibilidade:

Para ser elegível ao Auxílio-Gás, os interessados devem atender a certos critérios:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606) ou renda familiar total de até três salários mínimos;
  • Famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm prioridade;
  • A seleção dos beneficiários também considera critérios como atualização cadastral no CadÚnico, menor renda per capita, maior número de membros na família e participação no programa Auxílio Brasil.

Este benefício é uma ferramenta importante para assegurar que as famílias mais vulneráveis do Brasil possam atender às suas necessidades básicas, especialmente no que diz respeito à alimentação, que depende diretamente do acesso ao gás de cozinha. A iniciativa do Auxílio-Gás demonstra a preocupação e o esforço do Governo Federal em promover o bem-estar social e econômico dos cidadãos.

To Top