Benefícios

Empréstimos Consignados: novas taxas de juros do INSS entram em vigor

Consignado
rafastockbr/Shutterstock.com

Empréstimos Consignados: novas taxas de juros do INSS entram em vigor A partir de hoje, 12 de março, entra em vigor o novo limite de juros para empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que visa proporcionar maior alívio financeiro aos beneficiários, estabelece taxas mais acessíveis para novas contratações de crédito.

Detalhes da Redução dos Juros

Esta nova regulamentação reduz a taxa de juros mensal para 1,72% nas operações de empréstimo consignado e para 2,55% nas modalidades de cartão de crédito consignado. Este ajuste marca a sexta queda na taxa desde dezembro de 2021, refletindo uma tendência de alívio nas condições de crédito para os segurados do INSS.

A decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), além de estabelecer a redução dos juros, também incluiu a criação de um grupo de trabalho destinado a estudar formas de ajuste permanente dessas taxas. O objetivo é contribuir para a diminuição do endividamento entre os brasileiros, especialmente entre os aposentados e pensionistas, que agora podem comprometer até 45% de sua renda com empréstimos consignados.

Como Verificar as Novas Taxas

Os interessados em consultar as novas taxas de juros para empréstimos consignados podem fazê-lo através do aplicativo ou site Meu INSS. O processo é simples: basta acessar a plataforma, usar a função de busca para localizar “Taxas de Empréstimo Consignado” e visualizar a lista de instituições financeiras que oferecem o serviço, bem como as taxas aplicáveis.

Esta iniciativa é vista como um passo positivo na direção de oferecer condições de crédito mais justas e acessíveis para aposentados e pensionistas do INSS, proporcionando-lhes maior segurança financeira.

To Top