Benefícios

Nova geração de caminhoneiros: a partir de qual Idade é possível tirar a CNH?

CNH Caminhoneiro Motoristas
Foto: Scania | Divulgação

A carreira de caminhoneiro, repleta de aventuras pelas estradas do Brasil, começa a despertar o interesse ainda na juventude. A pergunta que surge para muitos jovens apaixonados pelo asfalto é: “A partir de que idade posso me tornar caminhoneiro?” Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a resposta está nos detalhes das categorias de habilitação disponíveis e nas exigências para cada uma delas.

No Brasil, a jornada rumo ao volante de um caminhão começa aos 18 anos, idade mínima para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A” (motocicletas) e “B” (veículos de até 3.500 kg e até 8 lugares, sem contar o motorista). Mas, o caminho até se tornar caminhoneiro envolve mais etapas.

Ascensão nas Categorias de Habilitação

Para os aspirantes a caminhoneiros, a categoria “C” é o primeiro degrau, permitindo a condução de tratores, motorhomes e máquinas agrícolas. A transição de “B” para “C” exige um ano de experiência sem infrações graves ou gravíssimas. Contudo, o salto para a categoria “D”, que abre as portas para a condução de caminhões, exige que o motorista tenha pelo menos 21 anos de idade, além de cumprir o requisito de experiência de 2 anos na categoria “B” ou 1 ano na categoria “C”.

Etapas e Requisitos Claros

Esse trajeto estabelece um itinerário claro para os jovens que sonham em percorrer o país ao volante de grandes veículos. Aos 18 anos, inicia-se a possibilidade de habilitação na categoria “B”, progredindo conforme a experiência e idade, até alcançar a categoria “D” aos 21 anos.

Embora a estrada para se tornar caminhoneiro exija paciência e dedicação, o caminho está bem delineado pelas normas de trânsito brasileiras. A paixão pelas estradas, combinada com a observância das regras, pode transformar o sonho de juventude em uma realidade profissional, marcando o início de uma jornada de sucesso pelas rodovias do país.

Como saber se a CNH está pronta no Detran?

Como saber se a CNH está pronta no Detran? A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? 

Mas, como eu vou saber se a minha CNH está pronta? É necessário buscá-la em algum lugar? Quanto tempo demora para que ela seja emitida? Quem regula esse processo também é o Detran? Saiba tudo nesse artigo!

Passar por todo o processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é bem cansativo: exames, aulas e provas. Tudo em vista de alcançar o tão sonhado direito de dirigir legalmente.

Em meio a esse processo intenso, quando finalmente somos aprovados, o primeiro impulso é o sentimento de ansiedade em ter a sua Permissão Para Dirigir (PPD) em mãos e poder conduzir um veículo sem problemas.

Se alguma dessas perguntas fervilha na sua mente neste momento, não se preocupe: nós reunimos as respostas para elas neste artigo completo sobre o assunto. Confira abaixo na íntegra e boa leitura!

QUEM É O RESPONSÁVEL POR EMITIR A MINHA CNH?

Antes de tudo, é importante lembrar que, ao ser aprovado na prova prática, o condutor passa a possuir uma PPD, ou também conhecida como CNH Provisória. A CNH definitiva é emitida um ano após a emissão da PPD, caso não tenha nenhuma ocorrência grave.

A diferença maior aqui é o tempo de validade de cada documento: a PPD é válida durante o período de 01 ano. Já a CNH, desde abril de 2021, passou a ser válida por um período de 10 anos.

Antes, esse período era menor de 05 anos, mas desde que a Nova Lei de Trânsito passou a vigorar, essa validade se estendeu pelo dobro do tempo, facilitando o processo para o motorista.

Porém, uma coisa em comum sobre elas é quem emite: o Detran do estado onde você fez todo o processo para tirar a CNH.

Assim, o Detran é o órgão responsável por emitir a PPD e a CNH. Além disso, também é papel do Detran emitir toda a documentação de registro e licenciamento de veículos de todas as categorias.

COMO É FEITO O PROCESSO DE ENTREGA DA CNH?

Se você estava preocupado, pensando que seria necessário buscar a CNH no Detran, fique tranquilo. Na verdade, o processo todo é feito de maneira muito simples e confortável para o condutor.

Além da emissão, o Detran se responsabiliza por preparar o envio do documento através dos serviços dos Correios.

Dessa forma, o recém-habilitado só precisará garantir que tenha alguém para receber o documento no endereço que foi registrado durante o processo para tirar a sua CNH.

Todo esse processo, na verdade, é bem rápido e em poucos dias o condutor já terá a sua CNH em mãos.

Mas, como saber se a minha CNH já está pronta? Isso você confere no tópico abaixo.

COMO SABER SE A CNH ESTÁ PRONTA NO DETRAN?

O processo para a emissão da CNH e ela estar pronta para ser utilizada pelo condutor é praticamente irrelevante para o motorista, porque ele não poderá retirá-la no órgão. É preciso esperar que ela chegue às suas mãos na sua residência.

O que pode ser feito, na verdade, é o rastreio do documento, para que saiba em que parte da rota ele anda e ter uma ideia de quando ele estará em sua posse.

Mas, como fazer esse rastreio da CNH? É possível rastreá-la?

Sim, é possível acompanhar a entrega do seu documento. Para isso, siga os 04 passos abaixo:

To Top