Benefícios

Novas opções que podem liberar valores de saques do FGTS

Saques FGTS
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Novas opções que podem liberar valores de saques do FGTS Desde sua criação em setembro de 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem sido um importante direito trabalhista, reunindo 8% do salário para futuros resgates. Se você precisa sacar seu FGTS, a Caixa Econômica Federal oferece diferentes modalidades para acesso aos recursos. Confira as principais opções:

1. Saque Rescisão Autorizado em casos de demissão sem justa causa, permite o resgate integral do saldo disponível no FGTS.

2. Saque Aniversário Disponibilizado no mês de nascimento do trabalhador, anualmente. Nessa modalidade, é possível retirar parte do saldo do FGTS. Vale destacar que, ao aderir ao saque aniversário e em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador terá direito somente à multa rescisória de 40%, não podendo sacar o restante do FGTS.

3. Saque por Aposentadoria Os aposentados têm acesso aos saldos de suas contas ativas e inativas do FGTS, desde que atendam a certas condições. Se optarem por permanecer no mesmo emprego após a aposentadoria, poderão realizar saques mensais do FGTS. Caso mudem de emprego, só terão acesso ao saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

4. Saque por Doença Grave Essa modalidade permite solicitar o saque do FGTS para auxiliar no tratamento de doenças graves, como câncer, HIV, doenças terminais e outras previstas pelo governo.

É importante verificar os requisitos específicos para cada modalidade de saque do FGTS e garantir o cumprimento das exigências para evitar transtornos durante o processo de solicitação junto à Caixa Econômica Federal.

Como os profissionais podem acessar o aplicativo do FGTS

A CAIXA lançou o Aplicativo FGTS, uma ferramenta moderna e prática que permite aos trabalhadores acessarem diversas informações e serviços relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com essa novidade, os usuários podem verificar saldos, extratos, atualizar dados pessoais e até mesmo realizar transferências de créditos para seus bancos de preferência, tudo de forma gratuita, rápida e segura, sem precisar sair de casa.

Passos para Obter o Aplicativo FGTS

Para baixar o aplicativo, basta procurar por “APP FGTS” na loja de aplicativos do seu smartphone, seguir as instruções para instalação e pronto. Com o aplicativo instalado, você terá acesso a uma gama de serviços sem precisar ir até uma agência da CAIXA.

Principais Serviços Disponíveis no Aplicativo

  • Visualização de saldo e extrato do FGTS
  • Atualização de dados cadastrais
  • Acompanhamento de solicitações
  • Opção para transferência de créditos FGTS para sua instituição financeira favorita

Atendimento ao Cliente e Informações

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, os trabalhadores podem entrar em contato com a CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (outras regiões), ambos gratuitos.

Importância Social do FGTS

Além de proteger os trabalhadores com contrato formal, seguindo as diretrizes da CLT, o FGTS contribui para projetos de desenvolvimento social em todo o país, beneficiando a sociedade como um todo.

Alerta Contra Fraudes

Para evitar golpes e fraudes, a CAIXA reforça que não solicita informações pessoais por SMS ou chamadas telefônicas. Recomenda-se cadastrar e atualizar os dados exclusivamente pelo aplicativo para garantir a segurança das informações.

Para mais detalhes sobre o FGTS, acesse o site oficial da CAIXA: www.caixa.gov.br/fgts.

To Top