Benefícios

Nascidos em março podem sacar o Abono do PIS/PASEP; veja como fazer a retirada

PIS PASEP Abono Caixa
rafastockbr/Shutterstock.com

Nascidos em março podem sacar o Abono do PIS/PASEP; veja como fazer a retirada O Governo Federal anunciou a liberação do abono salarial PIS/Pasep para os trabalhadores nascidos em março, marcando a continuidade do calendário de pagamentos que se estende até agosto deste ano. A liberação do abono, no valor de até R$ 1.412,00, visa beneficiar milhões de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que se qualificam sob os critérios estabelecidos.

Em 2024, aproximadamente 24,8 milhões de trabalhadores estão elegíveis para receber o abono salarial do PIS/Pasep. Destes, a maioria são empregados de empresas privadas que receberão através da Caixa Econômica Federal, enquanto cerca de 2,9 milhões de servidores públicos serão beneficiados pelo Banco do Brasil.

Para ter direito ao abono, os trabalhadores devem ter atuado por no mínimo 30 dias no ano-base e recebido até dois salários mínimos mensais. É necessário também estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), além de estar vinculado a empregadores contribuintes do PIS/Pasep durante o período em questão.

Como Verificar o Valor do Abono e Calendário de Pagamento

O valor do abono salarial em 2024 varia conforme o número de meses trabalhados no ano-base e o salário mínimo vigente, que está fixado em R$ 1.412,00. O cálculo é realizado multiplicando-se 1/12 do valor do salário mínimo pelo número de meses trabalhados. Os interessados podem consultar as datas e valores a receber, incluindo de anos anteriores, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.

O calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep foi organizado de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, iniciando em fevereiro e se estendendo até dezembro, garantindo que os elegíveis recebam seu abono de maneira organizada e eficiente.

Calendário PIS/Pasep

Mês de NascimentoInício do Pagamento
Fevereiro15 de fevereiro
Março15 de março
Abril15 de abril
Maio15 de maio
Junho15 de junho
Julho15 de julho
Agosto15 de agosto
Setembro15 de setembro
Outubro15 de outubro
Novembro15 de novembro
Dezembro15 de dezembro

Esta medida representa uma importante injeção de recursos na economia, ao mesmo tempo que oferece um suporte financeiro crucial para os trabalhadores atendidos pelo programa.

To Top