Benefícios

Como obter informes de rendimentos do INSS, da Prefeitura do Rio, do governo do estado e da União para o Imposto de Renda 2024

Receita Federal
Diego Thomazini/Shutterstock.com

Com a temporada de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 em andamento, muitos contribuintes buscam acessar seus informes de rendimentos para cumprir com suas obrigações fiscais. Esses documentos são essenciais para comprovar os valores retidos na fonte ao longo do ano anterior. Aqui estão algumas orientações sobre como obter esses informes para servidores públicos do Rio de Janeiro, funcionários da União, aposentados e pensionistas do INSS:

INSS

Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, ou vá até a rede bancária para obter o informe de rendimentos. Siga os seguintes passos:

  • Acesse o site: meu.inss.gov.br/
  • Clique em “Entrar com Gov.br”
  • Insira o CPF para fazer o login ou cadastre uma senha
  • Encontre a aba “Outros Serviços” e clique em “Ver Mais”
  • Selecione o ano-calendário 2023 e escolha o extrato desejado
  • Salve o documento em PDF

Estado do Rio

Funcionários públicos ativos podem emitir o informe no Portal do Servidor, enquanto aposentados e pensionistas devem acessar a página do Rioprevidência.

Prefeitura do Rio

Servidores municipais podem consultar o documento pelo aplicativo Servidor.Rio.

Geap

Beneficiários do plano de saúde da Geap podem acessar o informe pelo aplicativo ou portal Geap. Siga estes passos:

  • App Geap: acesse o perfil do servidor, clique em “Financeiro” e depois em “Imposto de Renda”.
  • Portal Geap: realize o login na “Área Exclusiva do Beneficiário” e clique em “Comprovante para declaração de Imposto de Renda”.

Funpresp

Para aqueles que contribuem regularmente para a Funpresp, os informes são fornecidos pelo órgão ao qual estão vinculados. Os ex-participantes e beneficiários recebem o documento por e-mail.

Com essas orientações, fica mais fácil para os contribuintes garantirem que estão cumprindo suas obrigações fiscais dentro do prazo estipulado pelo Leão.

To Top