Benefícios

Governo federal amplia Auxílio Gás para alcançar 5 milhões de brasileiros

Auxílio Vale Gás de cozinha
renata colella/Shutterstock.com

O Governo Federal brasileiro anunciou a expansão do programa Auxílio Gás, agora alcançando a marca de 5 milhões de famílias assistidas em todo o território nacional. Iniciado em 2020 para minimizar o impacto econômico nas famílias de baixa renda, o programa busca subsidiar a compra de botijões de gás de 13 kg, essencial para o dia a dia dos lares brasileiros.

O Auxílio Gás, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), define critérios específicos para a seleção de beneficiários, incluindo famílias com renda per capita mensal inferior a R$ 706,00 e que contenham membros recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mulheres vítimas de violência doméstica recebem prioridade no programa, assim como famílias numerosas.

Dinâmica do Pagamento

Os recursos do Auxílio Gás são liberados a cada dois meses, com o valor atual do benefício estipulado em R$ 102. Os pagamentos seguem um calendário alinhado ao Programa Bolsa Família, garantindo que os recursos cheguem às mãos dos beneficiários em momentos cruciais.

Cronograma de Pagamentos para 2024

Os beneficiários do Auxílio Gás podem esperar os próximos pagamentos segundo o cronograma abaixo, começando em abril:

  • NIS final 1 – 17 de abril
  • NIS final 2 – 18 de abril
  • NIS final 3 – 19 de abril
  • NIS final 4 – 22 de abril
  • E assim sucessivamente até o NIS final 0 em 30 de abril.

Como Realizar Consultas

Para informações sobre o Auxílio Gás, os beneficiários podem consultar os aplicativos do Bolsa Família ou Caixa Tem, além do Portal Cidadão Caixa. Em caso de dúvidas, a Central Caixa pelo 111, o Caixa Cidadão pelo 0800 726 0207, e a Central MDS pelo 121 estão disponíveis para atendimento.

Este incremento no Auxílio Gás sublinha o comprometimento do governo em apoiar as camadas mais vulneráveis da população, mitigando as desigualdades e promovendo uma melhor qualidade de vida para milhões de brasileiros.

To Top