Benefícios

Atualizações no Bolsa Família com novas datas

bolsa familia aplicativo celular
Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Atualizações no Bolsa Família com novas datas O programa Bolsa Família, que atende mais de 21 milhões de famílias brasileiras, anuncia importantes alterações para o mês de março. Com um início antecipado para o dia 15, os pagamentos se estendem até o dia 28, marcando um compromisso renovado do Governo Federal em apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para ser elegível ao pagamento de março, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e cumprir os critérios de elegibilidade estabelecidos pelo programa. Este mês, o valor base do Bolsa Família permanece em R$ 600, variando de acordo com a composição familiar de cada beneficiário. A liberação dos recursos segue a sequência do último dígito do Número de Identificação Social (NIS), permitindo o resgate em espécie ou a movimentação digital por meio do aplicativo Caixa Tem.

As famílias beneficiárias devem aderir a compromissos nas áreas de saúde e educação, que incluem acompanhamento pré-natal, adesão ao calendário de vacinação, monitoramento nutricional para crianças menores de 7 anos e frequência escolar mínima. Além disso, é essencial manter atualizado o CadÚnico, pelo menos a cada dois anos, para evitar cancelamentos ou suspensões do benefício.

Medidas Contra Fraudes e Consequências do Descumprimento

Recentemente, o Governo Federal implementou medidas para combater fraudes no programa, visando melhorar a coleta e avaliação dos dados dos beneficiários e reforçar o acompanhamento e orientação aos municípios. Beneficiários que não atualizam suas informações no CadÚnico, envolvem-se em fraudes ou não cumprem as regras de permanência podem ter seus pagamentos bloqueados ou suspensos.

Beneficiários afetados por suspensões ou cortes terão a chance de regularizar sua situação junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) dentro de um prazo de 30 dias. O Governo dispõe de até 60 dias para analisar a documentação submetida e decidir sobre a retomada dos pagamentos, assegurando também o pagamento retroativo para os meses em que o benefício foi interrompido.

Calendário de Pagamento para Março

O calendário estabelecido garante que todos os beneficiários saibam exatamente quando esperar pelo depósito, organizado de acordo com o último dígito do NIS.

NIS final 1: 15 de março;

NIS final 2: 18 de março;

NIS final 3: 19 de março;

NIS final 4: 20 de março;

NIS final 5: 21 de março;

NIS final 6: 22 de março;

NIS final 7: 25 de março;

NIS final 8: 26 de março;

NIS final 9: 27 de março;

NIS final 0: 28 de março.

As atualizações no Bolsa Família refletem o esforço contínuo do Governo Federal em apoiar as famílias mais necessitadas do Brasil, assegurando que os benefícios sejam entregues de forma justa e eficiente.

To Top