Benefícios

Tempo de espera para Auxílio-Doença ser liberado pelo INSS

Seguro Desemprego INSS FGTS PIS
rafapress/Shutterstock.com

Tempo de espera para Auxílio-Doença ser liberado pelo INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou mudanças significativas que resultaram na redução do tempo de espera para a liberação do auxílio-doença, um alívio para muitos brasileiros que dependem deste benefício em momentos de vulnerabilidade de saúde.

Em uma iniciativa para agilizar o processo, o INSS autorizou o uso do Atestmed, um sistema online que permite aos segurados submeterem atestados médicos digitalmente, facilitando a análise documental e reduzindo o tempo médio de espera para 26 dias em todo o país. Este sistema beneficiou cerca de 627.620 pessoas no último ano.

O Atestmed tem demonstrado ser uma ferramenta valiosa tanto para os solicitantes quanto para os peritos médicos do INSS, ao disponibilizar mais tempo para a análise detalhada de casos que realmente necessitam de perícia presencial. Com isso, espera-se que a eficiência na liberação de benefícios continue a melhorar.

Solicitação do Auxílio-Doença Através do Celular

Para aqueles que precisam solicitar o auxílio-doença, o processo foi simplificado e pode ser realizado diretamente do celular, seguindo alguns passos simples no aplicativo Meu INSS:

  1. Acessar o Meu INSS e clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  2. Selecionar “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)” e seguir as instruções;
  3. Após o preenchimento, o segurado pode ligar para a Central 135, gratuitamente, e acompanhar o status do pedido com o CPF.

Documentação Necessária

Para dar entrada no auxílio-doença, é imprescindível preparar a documentação adequada, incluindo atestados médicos detalhados, que comprovem a condição que justifica o pedido do benefício. Esse cuidado na preparação dos documentos pode acelerar ainda mais o processo de liberação.

Esta nova abordagem do INSS e a introdução do Atestmed representam um avanço importante na prestação de serviços públicos, prometendo não apenas eficiência operacional mas também um suporte mais efetivo às necessidades da população brasileira.

Entenda como é o Auxílio-Doença do INSS

O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Caso o segurado não possa comparecer à perícia médica no dia e hora agendados, ele pode solicitar a remarcação, uma única vez, até três dias antes da data agendada, pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

Em casos de internação hospitalar ou restrição ao leito (acamado), o prazo para remarcação é de sete dias antes ou até a data agendada, sendo necessário solicitar a perícia hospitalar ou domiciliar pelo Meu INSS.

Se o segurado não comparecer na data agendada ou não efetivar a remarcação da perícia médica ou solicitar o cancelamento do requerimento, ficará impossibilitado de requerer novamente benefício pelos próximos 30 dias.

Nos últimos 15 dias do auxílio-doença, caso julgue que o prazo inicialmente concedido para a recuperação se revelou insuficiente para retorno ao trabalho, o segurado poderá solicitar a prorrogação do benefício pela Central 135 ou pelo Meu INSS.

Caso não concorde com o indeferimento ou a cessação do benefício e não seja mais possível solicitar prorrogação, o segurado pode entrar com recurso à Junta de Recursos, em até 30 dias contados a partir da data em que tomar ciência da decisão do INSS (Portaria MDSA nº 152, de 25/08/2016).

To Top