Benefícios

Aposentados do INSS terão 13º salário antecipado em 2024; veja as datas

Prédio do INSS previdencia social e aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em um movimento para fortalecer a economia e apoiar os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, confirmou a antecipação do 13º salário de 2024. A medida, que visa impulsionar o consumo e o bem-estar financeiro dos mais de 33 milhões de segurados, marca a continuidade de uma política de antecipação que já se tornou tradicional nos últimos anos.

Datas de Pagamento Antecipado

A primeira parcela do abono natalino está programada para ser depositada a partir do dia 24 de abril, seguindo um cronograma detalhado que prioriza, inicialmente, os beneficiários que recebem até um salário mínimo. A segunda parcela será creditada em maio, respeitando o mesmo esquema de distribuição baseado no número final do benefício.

Para quem ganha um salário mínimo
Benefício final 1 – 24 de maio;

Benefício final 2 – 27 de maio;

Benefício final 3 – 28 de maio;

Benefício final 4 – 29 de maio;

Benefício final 5 – 31 de maio;

Benefício final 6 – 03 de junho;

Benefício final 7 – 04 de junho;

Benefício final 8 – 05 de junho;

Benefício final 9 – 06 de junho;

Benefício final 0 – 07 de junho.

Para quem ganha até o teto
Benefício final 1 e 6 – 03 de junho;

Benefício final 2 e 7 – 04 de junho;

Benefício final 3 e 8 – 05 de junho;

Benefício final 4 e 9 – 06 de junho;

Benefício final 5 e 0 – 07 de junho.

Cronograma Detalhado

O pagamento do 13º salário do INSS é dividido em duas fases, com a primeira parcela sendo liberada em abril e a segunda em maio, de acordo com as seguintes diretrizes:

  • Beneficiários que recebem até um salário mínimo terão suas primeiras parcelas depositadas entre 24 de abril e 8 de maio, conforme o número final do benefício.
  • Aqueles com benefícios superiores ao salário mínimo seguirão um calendário específico, com pagamentos agendados para início de maio.

Beneficiários Elegíveis

O benefício abrange aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS, com exceção dos recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV). Estão incluídos no 13º:

  • Aposentadorias diversas
  • Pensão por morte
  • Auxílio por incapacidade temporária
  • Auxílio-acidente
  • Auxílio-reclusão

Impulso Econômico

A antecipação do 13º salário do INSS é uma estratégia adotada pelo governo para estimular a economia, especialmente considerando os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos. A medida é esperada para injetar bilhões na economia brasileira, oferecendo um suporte financeiro crucial para milhões de famílias.

Como Verificar as Datas de Pagamento

Para consultar as datas específicas de pagamento do 13º salário, os beneficiários podem acessar o portal ou aplicativo Meu INSS, além de acompanhar as informações oficiais divulgadas pela Receita Federal e pelo próprio INSS. Este procedimento assegura que todos os segurados estejam bem informados sobre quando esperar pelo benefício extra em suas contas.

To Top