Benefícios

Saque do PIS/PASEP já disponível para novas retiradas

PIS PASEP ABONO
rafapress/Shutterstock.com

Milhares de trabalhadores brasileiros, nascidos em janeiro e fevereiro, estão recebendo uma notícia animadora este mês: a liberação do abono salarial do PIS/PASEP. Este benefício, que pode chegar até R$ 1.412, é destinado aos trabalhadores com carteira assinada que atendem a critérios específicos definidos pelo Governo Federal.

Entenda o Abono Salarial

O abono salarial é parte do PIS (Programa de Integração Social) para empregados do setor privado, e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para servidores públicos. A quantia recebida varia conforme os meses de serviço durante o ano-base, oferecendo um apoio financeiro complementar para os trabalhadores elegíveis.

Critérios para Recebimento

Para ser elegível ao abono salarial, o trabalhador deve:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado com remuneração formal por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários mínimos mensais no período de referência;
  • Possuir seus dados atualizados pela empresa no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

Calendário de Pagamentos

Os beneficiários nascidos em janeiro receberam o abono a partir de 15 de fevereiro, enquanto aqueles nascidos em fevereiro tiveram o pagamento iniciado em 15 de março. O valor do benefício é calculado proporcionalmente ao número de meses trabalhados no ano anterior, com o objetivo de maximizar o suporte financeiro oferecido aos trabalhadores.

Como Consultar e Receber

Trabalhadores que desejam verificar sua elegibilidade e consultar o valor do benefício podem fazê-lo por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Essas plataformas facilitam o acesso às informações necessárias e garantem transparência no processo de pagamento do abono.

Esta iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em apoiar a classe trabalhadora, reconhecendo a importância de cada trabalhador no desenvolvimento econômico e social do país. A medida não só beneficia os trabalhadores diretamente, mas também incentiva o consumo e movimenta a economia nacional.

To Top