Benefícios

Como obter o informe de rendimentos do INSS para declaração do Imposto de Renda 2024

Receita IRPF
Marcelo Ricardo Daros/Shutterstock.com

Com a aproximação do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, marcado para 31 de maio, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) buscam orientações sobre como acessar o informe de rendimentos, documento crucial para o cumprimento dessa obrigação fiscal. O processo, felizmente, pode ser realizado de maneira simples e rápida, tanto pelo site quanto pelo aplicativo Meu INSS ou diretamente na rede bancária.

Entenda a Importância do Informe de Rendimentos

O informe de rendimentos do INSS é indispensável para a declaração do IR, pois detalha todos os valores recebidos e as contribuições feitas ao longo do ano de 2023, servindo de base para a correta prestação de contas à Receita Federal.

Passo a Passo para Acesso Online

A obtenção do informe de rendimentos por meios digitais representa um avanço significativo na comodidade e acessibilidade para os beneficiários do INSS, que podem seguir os passos abaixo para adquirir o documento:

  1. Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS e selecione a opção de login via Gov.br.
  2. Digite seu CPF e prossiga para entrar ou registrar-se na plataforma.
  3. Na interface inicial do Meu INSS, localize e selecione “Extrato do Imposto de Renda” disponível sob a categoria “Outros Serviços”.
  4. Escolha o ano de referência, 2023, para visualizar o informe do respectivo ano-base.
  5. Visualize, baixe ou imprima o informe de rendimentos em formato PDF.

Esse procedimento digital não só facilita o acesso ao documento necessário para a declaração do IR, mas também contribui para a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de deslocamentos e uso de papel.

Aos contribuintes é aconselhada uma verificação cuidadosa das informações contidas no informe de rendimentos, assegurando que todos os dados estejam corretos e completos antes da inclusão na declaração do Imposto de Renda. A entrega da declaração dentro do prazo estabelecido é fundamental para evitar problemas ou penalidades por parte da Receita Federal.

A medida em que o prazo para a declaração se aproxima, os beneficiários do INSS têm à disposição ferramentas facilitadoras que permitem não apenas a obtenção do informe de rendimentos de forma prática, mas também a realização de um dos principais compromissos fiscais do ano com eficiência e tranquilidade.

To Top