Benefícios

Reviravolta no INSS: Concessão de benefícios fica mais rápida para os segurados

Prédio do INSS previdencia social e aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou uma melhoria significativa na eficiência da concessão de benefícios no Estado do Rio de Janeiro, marcando um novo recorde com o tempo médio de 39 dias, superando as expectativas legais previstas de 45 dias. Este avanço foi destacado em um relatório recente entregue ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, demonstrando uma redução expressiva de 42% no tempo de espera em comparação ao ano anterior.

Esta conquista é fruto de uma série de ações estratégicas implementadas pela autarquia, que visam otimizar os processos internos e melhorar a qualidade do serviço oferecido aos cidadãos. Entre as medidas adotadas, destacam-se a contratação e capacitação de novos servidores, investimentos em infraestrutura nas agências e a modernização de sistemas, como o Atestmed, ferramenta online para envio de atestados médicos que agilizou o processo de solicitação de benefícios por incapacidade temporária.

“Estamos empenhados em reformular e aprimorar continuamente nossos procedimentos para atender com mais rapidez e eficiência os pedidos dos segurados. O resultado alcançado no Rio de Janeiro é um marco importante nesta jornada de melhorias”, afirmou o Ministro Lupi.

A redução no tempo de concessão dos benefícios não apenas reflete a dedicação e o compromisso do INSS com a população, mas também promove uma maior satisfação entre os segurados, que podem contar com um sistema mais ágil e responsivo às suas necessidades.

O INSS continua comprometido em estender essa melhoria para outras regiões do país, visando universalizar o acesso a um serviço público de qualidade, ágil e sem burocracias, reforçando a segurança social e o suporte aos brasileiros em momentos de vulnerabilidade.

To Top