Benefícios

Lula antecipa 13º para milhões de beneficiários do INSS; veja o novo calendário

Previdência MEU INSS
rafastockbr/Shutterstock.com

Neste mês de março, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam uma notícia estimulante: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a antecipação do pagamento do 13º salário para este grupo. O decreto, anunciado no último dia 13 e já publicado no Diário Oficial da União, promete injetar um novo fôlego na economia, beneficiando milhões de brasileiros que dependem desses recursos para o seu sustento diário.

Antecipação Beneficia Diversos Grupos

Além dos aposentados e pensionistas, o decreto também estende a antecipação aos beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, garantindo uma cobertura ampla e inclusiva. A medida é vista como um alívio para muitos, especialmente num contexto de recuperação econômica e desafios financeiros persistentes.

Detalhes do Pagamento do 13º

Os pagamentos serão divididos em duas parcelas, sendo a primeira equivalente a 50% do benefício e programada para abril. Esta etapa inicial de distribuição ocorrerá entre os cinco últimos dias úteis de abril e os primeiros cinco dias úteis de maio, dependendo do benefício de cada indivíduo. A segunda parcela, a ser liberada em maio, corresponderá à diferença entre o valor total do abono e o montante antecipado, com a distribuição prevista para os últimos dias úteis de maio e os primeiros cinco dias úteis de junho.

Calendário Detalhado para a Comodidade dos Beneficiários

O governo federal divulgou um calendário detalhado, organizando os pagamentos de acordo com o número final do benefício do segurado, facilitando a programação financeira dos beneficiários. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, as datas de pagamento variam de 24 de abril a 8 de maio para a primeira parcela, e de 24 de maio a 7 de junho para a segunda. Para os beneficiários que recebem mais que um salário mínimo, as parcelas serão pagas nos primeiros dias de maio e junho, respectivamente.

Para quem recebe até um salário mínimo
Número final do benefício     1ª parcela paga em abril 2ª parcela paga em maio
1 24/4 24/5
2 25/4 27/5
3 26/4 28/5
4 29/4 29/5
5 30/4 31/5
6 2/5 3/6
7 3/5 4/6
8 6/5 5/6
9 7/5 7/6
0 8/5 7/6

Para quem recebe mais de um salário mínimo
Número final do benefício     1ª parcela paga em maio 2ª parcela paga em junho
Finais 1 e 6 2/5 3/6
Finais 2 e 7 3/5 4/6
Finais 3 e 8 6/5 5/6
Finais 4 e 9 7/5 6/6
Finais 5 e 0 8/5 7/6

Repercussões e Expectativas

A antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS é uma medida bem-vinda, que promete não apenas aliviar as pressões financeiras enfrentadas por milhões de brasileiros, mas também estimular a economia como um todo. O impacto positivo esperado na qualidade de vida dos beneficiários e na atividade econômica nacional ressalta o compromisso do governo com o bem-estar da população e a recuperação financeira do país.

To Top