Benefícios

PIS-PASEP: veja o que é o pagamento do benefício abono salarial

PIS PASEP ABONO
rafapress/Shutterstock.com

PIS-PASEP: veja o que é o pagamento do benefício abono salarial A Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento do abono salarial do calendário 2024, referente ao ano-base 2022, a partir de 15 de fevereiro. O calendário foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em uma reunião realizada em dezembro do ano passado.

O crédito será realizado de maneira escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o pagamento diretamente em sua conta. Já os demais beneficiários terão os valores depositados na Poupança Social Digital, uma conta aberta automaticamente pela Caixa, seguindo o calendário de pagamento.

A movimentação da Poupança Social Digital é feita por meio do Aplicativo Caixa Tem, que possibilita o pagamento de contas, transferências, transações na maquininha e compras com o cartão de débito virtual.

Caso não seja viável a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.

O que é o Abono Salarial

O abono salarial, instituído pela Lei 7.998/90, corresponde a, no máximo, um salário mínimo, a ser pago de acordo com um calendário anual estabelecido pelo Codefat aos trabalhadores que atendam aos requisitos previstos em lei. Os recursos para o pagamento são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

To Top