Benefícios

FGTS Digital; como registrar procuradores e escritórios de contabilidade

Saques FGTS
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

A partir de 1º de março de 2024, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Digital marca uma nova era para empregadores e beneficiários. O sistema atualizado não apenas simplifica a administração dos fundos, mas também introduz recursos avançados para o registro de procuradores e escritórios de contabilidade, facilitando o acesso e a gestão do FGTS.

Entenda as Novidades do FGTS Digital

O FGTS Digital oferece uma série de perfis de acesso para atender às necessidades diversas dos usuários, incluindo opções para titulares, procuradores de pessoa física e jurídica, além de representantes legais e administradores. Cada perfil é desenhado para otimizar a interação com o sistema, garantindo segurança e eficiência na gestão dos recursos do FGTS.

Como Nomear Procuradores e Escritórios de Contabilidade

Empregadores agora podem cadastrar tanto pessoas físicas quanto jurídicas como procuradores, com a possibilidade de substabelecer esses poderes, promovendo flexibilidade e controle na delegação de tarefas relacionadas ao FGTS. O processo é feito com facilidade através do sistema, necessitando apenas de um certificado digital para acesso.

Facilitando o Acesso com o SPE

Para registrar uma procuração para escritórios de contabilidade, o Sistema de Procuração Eletrônica (SPE) simplifica o procedimento, permitindo o uso de certificado digital ou credenciais gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Isso garante que todas as ações sejam realizadas com total confiança e segurança.

Restrições e Funcionalidades no FGTS Digital

O MTE assegura que o procurador outorgado tenha plenas funções dentro do FGTS Digital, mas empregadores têm a opção de limitar esses poderes, escolhendo serviços específicos que o procurador pode executar, diferenciando entre “Consulta” e “Edição” para adequar às necessidades da empresa.

Como Gerenciar Procurações

A revogação ou renúncia de uma procuração afeta toda a cadeia de outorgas, extinguindo os poderes concedidos. Este mecanismo assegura que mudanças no status de procuradores sejam refletidas de maneira efetiva e segura, mantendo a integridade do sistema.

Com o lançamento do FGTS Digital, o Ministério do Trabalho e Emprego dá um passo significativo em direção à modernização e digitalização dos serviços públicos, promovendo uma maior inclusão financeira e facilitando a vida de milhões de brasileiros.

To Top