Benefícios

Novo serviço do Meu INSS facilita a certidão para saque de benefícios

INSS previdencia social
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Novo serviço do Meu INSS facilita a certidão para saque de benefícios A partir desta data, uma nova funcionalidade foi implementada no sistema Meu INSS, prometendo simplificar significativamente a vida dos beneficiários de aposentadoria, pensão por morte e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trata-se de um serviço online que permite a solicitação e obtenção da certidão necessária para realizar saques do PIS/PASEP/FGTS de maneira mais rápida e eficiente.

Para usufruir do novo serviço, os interessados devem acessar a plataforma Meu INSS utilizando suas credenciais do sistema Gov.br. Dentro do portal, basta escolher a opção “Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS”. Caso a certidão esteja pronta, é possível fazer o download imediatamente para salvá-la em computador ou dispositivo móvel, além de imprimir uma cópia se necessário. Se a certidão ainda não estiver disponível, o sistema inicia automaticamente o processo de solicitação, e o usuário pode acompanhar o status do pedido diretamente pelo Meu INSS. A previsão é de que, em até sete dias, a documentação esteja pronta para impressão.

Para aqueles que preferem ou necessitam de alternativas ao acesso digital, o serviço mantém a opção de solicitação via telefone, pelo número 135. Neste caso, a certidão é enviada ao endereço residencial do solicitante pelos correios, com um prazo estimado de entrega de 20 dias. Contudo, uma inovação importante é que agora, além do envio físico, a certidão também estará disponível online no Meu INSS em até sete dias após a solicitação pelo telefone, oferecendo maior conveniência e flexibilidade.

Esta atualização representa um passo importante na digitalização e modernização dos serviços previdenciários, buscando otimizar processos e facilitar o acesso dos cidadãos aos seus direitos e benefícios.

To Top