Benefícios

Conta de Luz: aumento de 3% para clientes da Enel Rio a partir de abril

conta de luz energia eletricidade mixvale
Criação www.mixvale.com.br

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de 3% na tarifa de energia elétrica para os clientes da Enel Rio, que atende o interior do estado do Rio de Janeiro. O aumento entrará em vigor a partir de 1º de abril de 2024.

Com o reajuste, a tarifa residencial da Enel Rio passará para R$ 912,87/MWh, uma das mais altas do país. A medida impactará cerca de 2,6 milhões de consumidores, incluindo residências e pequenos comércios.

Especialista explica os motivos do aumento

A especialista em energia Lila Cunha explica que o reajuste é resultado de diversos fatores, entre eles:

  • Expansão da rede de transmissão de energia: A Aneel está investindo R$ 60 bilhões na expansão da rede de transmissão de energia, o que impacta nas tarifas cobradas dos consumidores.
  • Aumento dos subsídios no setor elétrico: O governo federal subsidia o setor elétrico brasileiro, o que significa que o governo paga parte dos custos de produção e distribuição de energia. O aumento dos subsídios também contribui para o aumento das tarifas.
  • Fim da restituição dos créditos tributários: Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ICMS não deve incidir sobre a base de cálculo do PIS/Cofins. As empresas do setor elétrico estão devolvendo aos consumidores os valores pagos indevidamente a título de PIS/Cofins, o que impacta nas tarifas.

Dicas para reduzir o consumo de energia

Apesar do aumento das tarifas, existem algumas medidas que os consumidores podem tomar para reduzir o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz:

  • Desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso: Aparelhos eletrônicos em stand-by continuam consumindo energia.
  • Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED: As lâmpadas LED são mais eficientes e consomem menos energia.
  • Utilizar chuveiros com menor vazão de água: Reduzir o tempo do banho também ajuda a economizar energia.
  • Aproveitar a luz natural: Abra as cortinas e persianas durante o dia para aproveitar a luz natural.
  • Lavar roupa com água fria: Lavar roupa com água quente consome mais energia.
To Top