Benefícios

Programa de CNH Gratuita: 10 MIL pessoas ganham direito de emitir

CNH Detran Carteira digital de trânsito
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

O governo do Mato Grosso divulgou uma novidade que promete transformar a vida de muitos de seus habitantes: a lista dos 10 mil beneficiados pelo programa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita foi anunciada, representando uma conquista significativa para os selecionados dentre os 80 mil candidatos inscritos. Esta iniciativa do estado visa oferecer oportunidades iguais de acesso à habilitação veicular, focando em indivíduos de baixa renda com mais de 18 anos.

Os critérios para elegibilidade no programa incluíram residência mínima de um ano no estado do Mato Grosso e uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Devido ao alto número de inscritos, o processo de seleção adotou critérios de desempate rigorosos, priorizando os candidatos com menores rendas e maior tempo de desemprego, entre outros fatores.

Para os interessados em conferir a lista de aprovados, a consulta pode ser realizada de forma simples e direta através do site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) do Mato Grosso. Lá, é possível verificar a relação completa dos selecionados por município ou realizar a busca por CPF e NIS, garantindo que os candidatos possam confirmar rapidamente sua aprovação.

Após a confirmação, os aprovados deverão aguardar o contato do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que informará os detalhes sobre o início do processo de habilitação na autoescola credenciada designada. O programa cobre todas as despesas relacionadas à obtenção da CNH, incluindo exames médicos, avaliação psicológica, exames teórico e prático de direção, além das taxas administrativas, proporcionando uma economia significativa para os beneficiários.

Este esforço do governo do Mato Grosso é um passo importante na promoção da inclusão social e econômica, possibilitando que mais cidadãos tenham acesso à habilitação para dirigir, um requisito essencial para diversas oportunidades de emprego e mobilidade.

Como consultar a lista de aprovados na CNH social?
Entre os requisitos para ter direito a CNH gratuita, o governo do estado do Mato Grosso (MT) exigiu que o candidato morasse há no mínimo 1 ano no estado, e possuísse renda de até meio salário mínimo por pessoa da família. 

Como houveram 80 mil inscrições, mas haviam apenas 10 mil vagas, o governo precisou usar critérios de desempate. Beneficiando quem tinha a menor renda, estava há mais tempo desempregado, e fazendo outras considerações. 

Para saber se conseguiu se beneficiar, o candidato deve:

Acesse o site da SETASC do estado;
Aparecerá um card com a informação “CNH Social – Lista dos selecionados”, clique sobre ele;
Agora, você pode clicar no link que dá acesso as planilhas com todos os selecionados por município; ou
Digitar o número do seu CPF e NIS para verificar se sua inscrição foi aprovada. 

To Top