Benefícios

Caixa se prepara para liberar novo calendário de saque do FGTS

Fundo de Garantia Novo FGTS
rafapress/Shutterstock.com

A Caixa Econômica Federal se prepara para anunciar um novo calendário de saque do FGTS, trazendo expectativas para milhares de trabalhadores brasileiros. Este anúncio vem em um momento crucial, especialmente para aqueles nascidos em março, que ainda podem aderir à modalidade de saque-aniversário e garantir acesso aos seus fundos dentro do prazo estipulado até 29 de março.

Entendendo o Saque-Aniversário

Introduzido em 2019, o saque-aniversário permite que trabalhadores retirem uma parte de seus fundos do FGTS anualmente, no mês de seu nascimento. No entanto, essa conveniência vem com um custo: a opção por essa modalidade impede o saque total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, limitando o trabalhador a receber apenas a multa rescisória de 40%.

Como Se Qualificar e Solicitar o Saque

Para aqueles interessados em aproveitar o saque-aniversário, o processo de adesão é facilitado pelo aplicativo do FGTS. É necessário estar atento às regras, especialmente à condição de permanência mínima de dois anos na modalidade após a escolha.

O Que Esperar do Calendário de 2024

O calendário do saque-aniversário para 2024 já está definido, com datas que permitem aos trabalhadores planejar seus saques ao longo do ano, de acordo com o mês de aniversário. Este planejamento prévio oferece uma oportunidade para os trabalhadores organizarem suas finanças de forma mais eficaz.

Mudanças e Discussões Legislativas em Pauta

Um projeto de lei que propõe mudanças significativas na modalidade de saque do FGTS está em processo de envio ao Congresso Nacional. Uma das alterações em discussão é a possibilidade de saque total do saldo em caso de demissão sem justa causa, uma medida que, se aprovada, poderia injetar cerca de R$ 14 bilhões na economia brasileira, segundo estimativas do Ministério do Trabalho e Emprego.

O Debate sobre o Futuro do Saque-Aniversário

A proposta de alteração na modalidade de saque do FGTS gerou debates significativos, com o Ministro do Trabalho expressando oposição ao formato atual, considerando-o prejudicial ao trabalhador. Essa postura indica um possível reexame da medida, embora a aprovação de quaisquer mudanças dependa do processo legislativo e da concordância do Congresso Nacional.

Esta fase de transição e discussão legislativa coloca os trabalhadores em um momento de expectativa quanto ao futuro de seus fundos no FGTS. Com o potencial de alterações significativas no horizonte, é fundamental que os trabalhadores se mantenham informados e atentos às novidades relacionadas ao FGTS e às opções disponíveis para o saque de seus fundos.

To Top