Serasa

O que fazer com o CPF negativado

cpf rg documentos caixa
Fotografia de MixVale.com.br

O que fazer com o CPF negativado O status de CPF negativado está presente, infelizmente, na vida de muitos brasileiros. Afirma-se que, atualmente, há aproximadamente 70 milhões de indivíduos que se encontram com seu registro nessa situação – o que, apenas, demonstra como a educação financeira está falhando no país. 

O CPF acaba negativado quando há uma dívida ativa, com o nome protestado em cartório. Este é um recurso utilizado por credores no mercado para conseguir identificar os clientes que oferecem negociações mais arriscadas. Ou seja, as consequências de estar endividado são sérias, atrapalha o acesso a novos serviços e pode ocasionar várias outras sanções. 

O que significa ter o CPF negativado?

Ter o CPF negativado significa que há alguma dívida em seu nome que não foi paga, mesmo após tentativas do credor de reaver o valor da conta. Desta forma a dívida vai a protesto e seu nome é oficialmente declarado como inadimplente, é este o processo que chamamos de CPF ou nome negativado. 

Também conhecido como nome sujo, o brasileiro que se encontra nesse estado sofre com todas as consequências de ser visto como um mau pagador. Seu acesso a serviços básicos de crédito, como empréstimos, licenciamentos e cartões de crédito é praticamente nulo, além de ser evitado por imobiliárias e corretoras. 

Estar com o CPF negativado também não anula a dívida, que ainda corre e acumula juros sobre juros. Portanto, estar com o nome sujo implica em todos esses problemas que lembram uma bola de neve: caso não sejam parados, só aumentam e podem prejudicar sua vida. 

Como descobrir a situação do meu CPF?

Para descobrir se seu CPF está ou não negativado é necessário verificar a situação nas plataformas do Serasa, o principal birô de crédito do país. Há pelo menos duas vias oferecidas para conseguir verificar a situação do documento, no site ou no aplicativo do Serasa para dispositivos móveis. Confira os passos:

  • Basta baixar o app ou site do Serasa;
  • Escolha a opção “Consultar CPF”;
  • Crie um cadastro, caso não tenha;
  • Confirme o e-mail;
  • Entre na plataforma por meio do login e senha;
  • Clique na opção “Meu CPF” para ver a situação do documento. 

Ao escolher essas opções você já pode acessar e verificar o status do seu CPF e nome. A escolha das plataformas do Serasa para verificar a situação do CPF é muito útil, pois também mostra quais as contas que negativaram seu nome. Desta forma é mais fácil escolher quais devem ser pagas e criar um planejamento financeiro. 

Quais as dificuldades que o CPF negativado pode causar?

Ter o CPF negativado é um problema que resulta em diversas consequências, onde a mais conhecida é a dificuldade em conseguir crédito, porém há outras como sanções financeiras e processos judiciais. Vamos conhecê-las e verificar outras consequências sérias que podem atrapalhar a vida de um inadimplente. 

Impossibilidade de contratar vários serviços de crédito

O principal problema enfrentado por quem tem CPF negativado é a dificuldade, muitas vezes quase impossível, de conseguir bons serviços de crédito. Inadimplentes são pessoas evitadas por bancos e financeiras na hora de disponibilizar seus serviços, como: 

  • Cartões de crédito;
  • Empréstimos; 
  • Licenciamentos; 
  • Créditos pré-aprovados. 

Se você está inadimplente, dificilmente uma financeira irá liberar crédito para seu nome. Por isso é essencial fugir do vermelho e não permitir que seu CPF receba dívidas protestadas para aproveitar melhor as oportunidades do mercado. 

Processos judiciais 

Dívidas negativadas, independentemente dos credores serem pessoas físicas ou jurídicas, podem ser passíveis de processos. Esses processos visam reaver parte da dívida ou garantir que o credor tenha algum tipo de segurança para receber as contas. As consequências relacionadas a processos judiciais incluem:

  • Suspensão temporária da CNH;
  • Suspensão de passaporte; 
  • Tomada dos bens para pagamento das dívidas.

Essas são algumas das consequências mais complicadas de estar com o nome inadimplente. E elas podem variar bastante de acordo com o parecer do juiz e do que a autoridade decidir no fim do processo, complicando muito a vida de quem já está com o CPF negativado.

Falta de confiança de corretoras e imobiliárias

Embora não sejam exatamente empresas de crédito, imobiliárias e corretoras de seguros utilizam dados como o score e a inadimplência para identificar os melhores clientes. Caso sejam dados ruins, essas empresas podem oferecer as piores opções de negociação ou até mesmo vetarem seus serviços. 

É possível conseguir crédito com o CPF negativado?

Embora seja um problema sério para negativados conseguir crédito, ainda há algumas opções de empréstimos urgentes que atendem pessoas com nome sujo. Separamos algumas que serão úteis para você utilizar, veja opções e ofertas de empréstimo para negativado urgente. 

Mas tome cuidado ao contratar esses empréstimos, busque sempre pelas menores parcelas e veja se vale a pena contratar o serviço. Antes de contratar, analise bem suas contas e verifique como será seu orçamento ao longo dos meses e se haverá renda o suficiente para pagar todas as contas e as parcelas de crédito. 

O que fazer para regularizar o CPF negativado?

Aos que querem tirar seu nome da inadimplência existem dicas preciosas que com certeza serão bem úteis, como estudar o seu orçamento e poupar dinheiro enquanto ainda não pagou todas as contas. Separamos abaixo algumas dicas e recomendações que serão cruciais para lidar com a situação e limpar seu nome! 

Coloque todas as contas em uma planilha

O primeiro passo é identificar quais as contas que tornaram seu CPF negativo, seu valor, juros e possibilidades de pagamento, porém não se esqueça das contas que também terá que pagar como gás, energia e água. Coloque-as todas em uma mesma planilha e identifique suas informações, para ter um mapa completo na hora de pagar.  

Faça um planejamento financeiro

Não deixe de planejar demais pormenores financeiros e como serão pagas as dívidas. Aqui é preciso levar em conta tudo, não só as contas, como possíveis imprevistos, uma reserva de emergência e compras do dia a dia. Tudo isso deve ser montado e planejado, especialmente quando o crédito é contratado para auxiliar no pagamento. 

Priorize as contas que negativaram seu nome

Durante o pagamento de todas as contas, as que tornaram seu CPF negativado devem ser priorizadas. Não só devido à negativação, mas porque seus juros são realmente problemáticos e se não forem parados imediatamente irá criar o efeito bola de neve, tornando as dívidas cada vez maiores. 

Aprenda a poupar

Não se esqueça de poupar durante o pagamento das dívidas, de modo algum faça compras por impulso ou por simples luxo. Todo o período de pagamento de dívidas é sensível e merece um comedimento, menos excessos e foco no que realmente importa. 

É muito recomendável envolver toda a família para conseguir poupar com mais eficiência. Cabe aos pais e mães de família levarem essa responsabilidade para todos os membros da casa, um reforço essencial para poupar e sair do vermelho. 

Confira possíveis renegociações

Renegociações são uma das melhores ferramentas que o mercado financeiro pode oferecer. Então utilize, busque possíveis renegociações para pagar contas atrasadas com descontos, com pagamentos facilitados e até mesmo parcelas menores. Esta é a melhor oportunidade de se livrar de qualquer conta que tenha negativado seu nome. 

Busque uma renda extra, se necessário

E por fim, buscar por uma renda extra pode ser interessante, já que no mercado há diversas formas de ganhar dinheiro, seja com atividades comerciais, como escrita, culinária e até objetos artesanais, como também com investimentos. Existem vários investimentos de renda fixa e baixo risco disponíveis no mercado, como: 

  • LCI;
  • LCA;
  • CDB. 

Essas são opções interessantes em que você pode apostar para ter uma renda extra no futuro. Não oferecem um enorme rendimento mas, ainda assim, são seguros e colocam seu dinheiro para trabalhar por você. 

Há várias opções para reverter o CPF negativado, que envolvem uma série de atividades para reverter essa situação. Para isso, siga nossas dicas, invista, planeje e controle seus gastos para conseguir sair da inadimplência e ter acesso aos melhores serviços do mercado. 

To Top