Benefícios

Evite problemas no CNIS para aposentar pelo INSS

Previdência MEU INSS
rafastockbr/Shutterstock.com

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) desempenha um papel crucial na vida dos trabalhadores brasileiros, sendo o registro oficial de toda a trajetória profissional, desde vínculos empregatícios até contribuições previdenciárias. No entanto, inconsistências neste cadastro podem levar a atrasos, redução ou mesmo negação de benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte.

Por que é Vital Verificar seu CNIS Regularmente?

Erros ou omissões no CNIS são surpreendentemente comuns e podem resultar em prejuízos significativos para o trabalhador. Além de impactar o cálculo de benefícios do INSS, falhas no CNIS podem interferir no acesso a programas sociais. Por essa razão, é imprescindível que todos os trabalhadores verifiquem com regularidade a precisão das informações registradas.

Identificando e Corrigindo Erros no CNIS

Para averiguar a exatidão do seu CNIS, é possível solicitar um extrato através do portal Meu INSS ou diretamente em uma agência do Instituto. Uma análise cuidadosa desse documento permite identificar eventuais pendências ou discrepâncias, que podem ser desde vínculos empregatícios não finalizados até contribuições registradas por valores inferiores aos devidos.

Como Proceder em Caso de Inconsistências?

Se forem detectadas incoerências, o segurado tem à sua disposição canais online e presenciais para solicitar a correção. É aconselhável preparar e apresentar documentos como carteira de trabalho, extratos do FGTS e comprovantes de pagamento. Em situações mais complexas, pode ser necessário o auxílio de um advogado especializado em direito previdenciário.

Manutenção Preventiva do CNIS

A melhor estratégia para evitar contratempos relacionados ao CNIS é adotar uma postura proativa, solicitando periodicamente o extrato CNIS, atualizando o INSS sobre quaisquer alterações profissionais e mantendo uma organização rigorosa dos documentos relacionados à carreira e contribuições previdenciárias.

Redução no tempo de espera para análise de aposentadoria pelo INSS

Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, comunicou recentemente que o período de espera para análise de solicitações de aposentadoria e outros benefícios pelo INSS está em torno de 49 dias. No entanto, há uma meta governamental de diminuir essa espera para aproximadamente 30 dias. Lupi aponta o desafio dessa meta, considerando que o INSS recebe de 900 mil a 1 milhão de novos pedidos mensalmente.

Em declaração dada na cerimônia de início do curso de formação para os recém-aprovados no último concurso do INSS, o ministro reafirmou seu comprometimento com a redução do tempo de espera: “Para 2024, nossa meta é concluir a análise dos benefícios em até 30 dias da solicitação, permitindo que os processos sejam finalizados no mesmo mês em que são iniciados”, disse Lupi, admitindo, contudo, que a fila de espera do INSS é uma realidade permanente.

O aumento de 57,4% na população brasileira com 65 anos ou mais, conforme revelado pelo Censo 2022, apenas enfatiza a importância de agilizar o processo de análise de benefícios. Ao assumir o cargo em janeiro de 2023, Lupi prometeu eliminar as longas filas do INSS, um objetivo que, até agosto, reconheceu como impraticável diante do volume constante de novas solicitações.

“Nosso desafio não é apenas reduzir a fila, que já superou 1,8 milhão, mas também gerenciar o influxo constante de novos pedidos. Embora a fila nunca será completamente zerada, nosso objetivo é que o tempo médio de concessão caia para 45 dias até dezembro deste ano”, explicou Lupi.

Após a melhoria no tempo de espera, o próximo passo será aprimorar a “humanização” do atendimento no INSS, um aspecto que o ministro enfatiza como crucial para o futuro da previdência social no Brasil.

To Top