Benefícios

O que pode acontecer com o fim do saque-aniversário na Caixa pelo FGTS

etapa do saque do FGTS agencia caixa
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O que pode acontecer com o fim do saque-aniversário na Caixa pelo FGTS Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros estão atualmente desempregados e incapazes de acessar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Em coletiva de imprensa, o ministro Luiz Marinho afirmou que abolição do saque-aniversário do FGTS é discutida dentro da pasta, porque, para o gestor, esse sistema tem regras que “limitam severamente a capacidade de retirada por dois anos, mesmo em situações de demissão”. Dessa forma, esse contingente poderá ter acesso à quantia retida que, somada, chega a R$ 22 bilhões, devido às limitações impostas pelo saque-aniversário do FGTS.

    Marinho enfatizou que as restrições impostas podem ser prejudiciais, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras após a perda do emprego. Ele destacou que, ao revogar o saque-aniversário, esses trabalhadores poderão recuperar parte de sua estabilidade financeira, o que pode ser crucial para enfrentar desafios econômicos.

    “O saque-aniversário permite que os trabalhadores retirem fundos para gastos não essenciais, como viagens ou celebrações, que acabam por corroer suas economias a longo prazo”, disse.

    Marinho também expressou preocupação com o impacto negativo desse programa nos recursos destinados ao financiamento de habitação e saneamento, destacando que aproximadamente R$ 100 bilhões já foram alienados pelos bancos devido a essa prática.

      Além disso, o ministro do governo Lula (PT) ressaltou a importância original do FGTS como uma reserva destinada a proteger os trabalhadores em momentos de necessidade, como desemprego ou doenças graves, e também para facilitar a aquisição de moradias.

      To Top