Últimas Notícias

Festival do Cinema Brasileiro em Paris homenageia Antônio Pitanga em sua 26ª edição

Teve início nesta terça-feira (26), na capital francesa, a 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Este ano, Antônio Pitanga é o grande homenageado do evento, que vai exibir seis filmes dos quais ele participou, como “Na boca do mundo”, primeira produção dirigida por ele, “Barravento”, de Glauber Rocha, e “Nosso sonho”, o filme nacional mais visto de 2023.

Segundo a organização, o festival costuma reunir cerca de 5 mil pessoas anualmente. Até 2 de abril, serão exibidos 30 títulos brasileiros em cinco mostras: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga. O festival acontece mais uma vez no L’Arlequin, cinema de rua modernista de 1934 no bairro de Saint-Germain-des-Près, região central de Paris. A sala recebe o festival desde a primeira edição, em 2002.

Prestes a completar 85 anos, Antônio Pitanga não se privou de receber as homenagens de perto.

— Ele já está aqui em Paris — diz Katia Adler, diretora do festival. — Essa homenagem é muito especial. Além de tudo que ele representa, é como se a gente estivesse apresentando aqui um recorte importante do cinema brasileiro, com filmes desde o Cinema Novo, como “Barravento”, até os mais recentes, como “Nosso sonho”.

De acordo com Adler, o festival atua como “porta de entrada” dos filmes brasileiros na Europa e vem cativando um número significativo de franceses .

— Temos um trabalho consistente de formação de plateia. É lindo ver que o público parisiense se apaixonou pelo cinema brasileiro, todos os anos volta e lota o cinema L’Arlequin para ver nossas produções. E as crianças francesas também vêm todo ano para as sessões escolares. Vamos exibir ainda longas inéditos no Brasil, como “Betânia”, de Marcelo Botta, “A Paixão Segundo G.H.”, de Luiz Fernando Carvalho, e “Madeleine à Paris”, de Liliane Mutti — detalha a diretora.

To Top