Benefícios

Antecipação do 13º do INSS beneficia milhões de Idosos

Nova Calculadora INSS
rafastockbr/Shutterstock.com

Em uma medida amplamente celebrada, o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma iniciativa que promete impulsionar a economia e trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros. Tradicionalmente programado para o segundo semestre, o benefício será agora depositado já a partir de abril, marcando uma continuação das políticas de apoio adotadas durante a pandemia.

Antecipação Garante Alívio Financeiro

Esta antecipação significa que, além dos valores regulares de benefício, os segurados do INSS receberão 50% do valor do 13º salário junto com o pagamento de abril, proporcionando um importante impulso financeiro. A iniciativa, que visa injetar cerca de R$ 66 bilhões na economia brasileira, é um reconhecimento do papel vital que a antecipação do 13º desempenha no suporte aos aposentados e pensionistas, especialmente em um contexto de recuperação econômica.

Datas Importantes para os Beneficiários

Para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos começam a ser liberados no dia 24 de abril, seguindo a numeração final do benefício. Aqueles com rendimentos acima deste valor terão seus pagamentos iniciados em 2 de maio. A segunda parcela do 13º, prevista para maio, pode sofrer descontos de empréstimos, Imposto de Renda, entre outros. Os segurados poderão verificar o valor a ser recebido dois dias antes do início do calendário de pagamentos.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 24/05
2 27/05
3 28/05
4 29/05
5 31/05
6 03/06
7 04/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06


Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03/06
2 e 7 04/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06

Quem Tem Direito?

Estima-se que aproximadamente 33 milhões dos 39 milhões de segurados sejam elegíveis para receber o 13º. Este grupo inclui aposentados, pensionistas e aqueles que receberam auxílio temporário nos últimos doze meses. Importante salientar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não confere direito ao 13º salário, visto que é classificado como auxílio assistencial, não previdenciário.

Cálculo do 13º Salário

Para calcular o valor do 13º, soma-se todos os salários recebidos nos últimos doze meses, divide-se esse total por doze e multiplica-se pelo número de meses em que o benefício foi recebido dentro do último ano. Esse montante é então dividido em duas parcelas, com a segunda possivelmente tendo descontos relacionados ao Imposto de Renda para aqueles que são contribuintes.

Um Impulso na Economia e no Bem-Estar

A decisão de antecipar o 13º salário reflete o compromisso do Governo Federal em apoiar a população idosa e vulnerável do país, ao mesmo tempo em que estimula a economia. Além de oferecer alívio financeiro imediato, a medida fortalece a confiança e o poder de compra, essenciais para a retomada econômica sustentável.

To Top