X

Bolsa Família: Quem recebe Pensão do INSS pode ser beneficiado?

lidiasilva/Shutterstock.com

Bolsa Família: Quem recebe Pensão do INSS pode ser beneficiado? Em um cenário de constante busca por informações sobre benefícios sociais e previdenciários, muitos brasileiros se questionam sobre a possibilidade de acumular o Bolsa Família com a pensão por morte. Diante dessa dúvida recorrente, esclarecemos como ambos os benefícios podem ser compatibilizados, facilitando o entendimento e a solicitação por parte dos interessados.

Compatibilidade Entre Bolsa Família e Pensão por Morte:

O Bolsa Família, programa assistencial do Governo Federal, visa combater a pobreza e a desigualdade no Brasil, focando no apoio às famílias de baixa renda. Para ser elegível, a renda mensal per capita deve ser de até R$ 218. Por outro lado, a pensão por morte é um benefício previdenciário concedido aos dependentes de um segurado do INSS falecido, sem restrições para o acúmulo com benefícios assistenciais, desde que atendidos os critérios de renda estipulados.

O CadÚnico como Chave para o Acesso:

Um passo crucial para acessar o Bolsa Família é o cadastro no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Este registro é indispensável para que as famílias de baixa renda possam ser identificadas e, assim, tornarem-se elegíveis para o programa. Para se inscrever, o responsável familiar deve dirigir-se ao CRAS mais próximo, munido de documentos pessoais e de moradia, além de responder a um questionário socioeconômico.

Documentação Necessária:

Relacionadas

Entre os documentos requeridos para o cadastro no CadÚnico, destacam-se o documento de identificação do responsável pela família, CPF dos membros da família, comprovantes de residência e de renda, comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos, e o Número de Identificação Social (NIS), caso possua.

Consultando a Aprovação do Benefício:

Para verificar a aprovação do Bolsa Família, os inscritos podem recorrer ao aplicativo do Bolsa Família, ao aplicativo do CadÚnico, ao Portal Cidadão da Caixa, ao aplicativo Caixa Tem, ao telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ou à Central da Caixa no número 111.

Mantenha os Dados Atualizados:

É de suma importância manter os dados atualizados no Cadastro Único, assegurando assim uma correta avaliação e a continuidade do recebimento do benefício. Vale ressaltar que não há um prazo mínimo estabelecido pelo Governo Federal para a aprovação no programa, sendo recomendada a verificação regular da situação do benefício.

Como consultar se o Bolsa Família foi aprovado?

Para consultar a aprovação do Bolsa Família, os inscritos no CadÚnico podem verificar a situação do benefício por meio de diversos canais disponibilizados pelo governo. Aqui estão as opções:

  • Aplicativo do Bolsa Família: disponível para smartphones, permite a consulta rápida e prática;
  • Aplicativo do CadÚnico: também para smartphones, oferece informações detalhadas sobre o cadastro e a situação do benefício;
  • Portal Cidadão da Caixa: acessível via web, fornece um panorama completo dos benefícios e serviços disponíveis;
  • Aplicativo Caixa Tem: um app multifuncional que, entre outros serviços, permite a consulta do Bolsa Família;
  • Telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS): para quem prefere um atendimento telefônico;
  • Central da Caixa no número 111: outra opção telefônica para esclarecer dúvidas e obter informações.